Entretenimento

O Facebook está estudando esconder o número de curtidas das publicações, a exemplo do que fez o Instagram. O Estadão divulgou  segunda-feira (02) que a pesquisadora Jane Manchun, que costuma antecipar novidades no site, detectou o recurso na versão para Android no app da rede social.

A rede social confirmou ao site TechCrunch a fase de teste do fim da contagem de 'likes', mas a novidade ainda não foi disponibilizada para os usuários.

As duas redes hoje pertencem ao empresário Mark Zuckerberg. Desde julho, a rede social de fotos não mostra mais aos brasileiros o número de interações em cada post. Além do Brasil, o Instagram testa essa novidade no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Irlanda e Japão.

A empresa de Mark Zuckerberg alega querer evitar o sentimento de inferioridade de alguns usuários diante de outros, com publicações muito mais curtidas. Com a mudança, somente o dono do perfil terá acesso aos números de interações em cada texto ou foto.

Ao TechCrunch, além de confirmar que está fazendo testes para a mudança, apesar da novidade ainda não estar disponível para os usuários, o o Facebook informou que, se decidir ir em frente, a empresa provavelmente irá fazer a mudança gradualmente, assim como no Instagram – e recuar caso haja queda no uso ou receita da rede social.

O Facebook ainda não divulgou números referentes à mudança no Instagram, mas os testes podem indicar que os resultados têm sido positivos. A expectativa era a de que ocultar o número de curtidas teria pouco impacto na quantidade de postagens e interações, mas efeitos positivos na saúde mental dos usuários. O Facebook quer evitar cenários em que as pessoas pensem “olhe quantas curtidas essa pessoa tem, minha vida é sem graça”, ou “por que postar uma foto se eu não vou ter muitas curtidas?”. Com menos pressão pelo número de likes, os usuários poderiam acabar postando com mais liberdade e mais frequentemente.

ClickPB

Compartilhe: