Esportes

A CBF pretende anunciar nas próximas semanas os locais das nove partidas que a Seleção disputará no Brasil pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A estreia, diante da Bolívia, em março, será no Nordeste – cidade estádio serão divulgados em breve. O calendário do torneio se estenderá até novembro de 2021, quando a América do Sul conhecerá seus representantes no próximo mundial.

+ Veja a tabela das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2022

Nas edições anteriores, a CBF escolhia as cidades e estádios dos jogos a conta-gotas. A cada rodada, em negociações que acarinhavam diferentes federações estaduais. Agora, o Brasil vai continuar em campanha itinerante, mas a antecipação das sedes pode trazer benefícios técnicos.

As datas dos jogos ainda não estão confirmadas, mas a Seleção deve estrear no dia 26 de março, contra a Bolívia

A principal preocupação de Tite e sua comissão diz respeito aos gramados. Na Copa América de 2019, disputada no país, eles só aprovaram sem restrições os do Morumbi e da Arena Corinthians, ambos em São Paulo. Os da Fonte Nova e da Arena do Grêmio foram alvos de severas críticas de brasileiros e estrangeiros. Mineirão e Maracanã também não agradaram.

A CBF avalia que os proprietários dos estádios terão tempo para deixar os gramados em boas condições antes de receber a Seleção, e também vê com bons olhos um maior engajamento do público das cidades ao saber da realização das partidas com antecedência.

O critério geográfico também está sendo levado em conta na elaboração do calendário. A cada convocação, a seleção brasileira disputará duas partidas, uma em casa e outra fora. A viagem ao outro país, com facilidades de voos e distâncias razoáveis, interfere na escolha da cidade nacional. Nessa primeira rodada, depois de enfrentar a Bolívia no Nordeste, a delegação vai embarcar rumo a Lima, palco do segundo jogo das eliminatórias, diante do Peru.

Nas últimas eliminatórias, o Brasil jogou em Fortaleza, Salvador, Recife, Manaus, Natal, Belo Horizonte, São Paulo (duas vezes) e Porto Alegre

É provável que a Seleção enfrente os adversários considerados mais difíceis – Argentina, Uruguai e Colômbia – nas capitais do Sudeste – Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

O coordenador Juninho Paulista também espera divulgar detalhes da preparação para a Copa América de 2020. A partir deste ano, o torneio será realizado a cada quatro anos – a próxima, portanto, será em 2024. O Brasil, no Grupo B, vai disputar toda a primeira fase na Colômbia. O Grupo A terá a Argentina como país-sede.

A primeira convocação de Tite em 2020 será anunciada no início de março. Até lá, a comissão técnica vai aproveitar para observar jogos dos estaduais e, principalmente, na Europa, onde a temporada adentra sua reta final. O próprio Tite deve aproveitar o fato de dar uma palestra em Bilbao, na Espanha, para assistir in loco a algumas partidas das oitavas de final da Champions League.

 

Por Alexandre Lozetti — São Paulo

Compartilhe: