Esportes

Com os ajustes feitos nessa quinta-feira na tabela do Campeonato Paraibano, a volta do Treze ao estadual foi antecipada em quatro dias. O Galo só voltaria a campo no dia 22 de julho, mas isso foi antecipado para o dia 18. Em entrevista ao GloboEsporte.com já nesta sexta-feira, o presidente alvinegro, Walter Cavalcanti Júnior, comentou que o novo prazo, ainda mais curto, para voltar às partidas oficiais prejudicará a preparação do seu time. Ele, porém, acredita que a decisão da Federação Paraibana de Futebol (FPF) foi sensata, uma vez que o prolongamento da competição pode gerar problemas, inclusive, para a própria equipe trezeana.

- É claro que atrapalha (a antecipação da rodada #9). Teremos ainda menos tempo para se preparar para a volta. Porém, infelizmente, vamos ter que acatar o que foi decidido pela federação. Ainda temos a Série C pela frente e não podemos prolongar demais o estadual - opinou o mandatário do Galo.

Toda a engenharia que a FPF está precisando fazer no cronograma para a reta final do Campeonato Paraibano se dá porque o Botafogo-PB precisa disputar a reta final da Copa do Nordeste, em Salvador, no mesmo período. Assim, a Federação reconfigurou as datas que tinha previsto anteriormente para os jogos estadual na tentativa de possibilitar que o Belo consiga jogar as duas competições simultaneamente.

De acordo com as alterações feitas pela FPF na tabela do Paraibano, os jogos da rodada #9, que estavam previstos para 22 de julho, foram antecipados para o fim de semana dos dias 18 e 19. Assim, o Treze vai encarar o Nacional de Patos (fora de casa) no dia 18 (um sábado). Já o duelo do Galo pela rodada #10 - contra o Campinense e que estava anteriormente previsto para 26 de julho - segue indefinido. É que a FPF vai esperar a definição sobre a situação do Botafogo-PB na Copa do Nordeste: se o Belo for eliminado, a rodada #10 do estadual deve acontecer entre 24, 25 e 26 de julho; se o Belo avançar, então pode ser que o estadual só seja continuado quando o time de João Pessoa for eliminado do Nordestão.

Se o cenário for esse, e o Paraibano ficar parado até que o Botafogo-PB "se livre" da Copa do Nordeste, pode ser que haja um novo problema para o Treze mais à frente. É que, quanto mais o estadual se estender, maior o risco de o Galo ter que conciliá-lo com a Série C do Brasileiro, que começa em 9 de agosto. Mas isso tudo ainda é muito incerto, e a FPF só deve se pronunciar nos próximos dias.

O fato é que o Treze precisa reconfigurar sua preparação. O time passou mais de três meses sem atividades, devido à paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus e agora tenta se adaptar à nova realidade e aos ajustes necessários para o retorno das competições possa fluir normalmente.

O Galo, aliás, tem um grande trabalho pela frente, tendo em vista que seu elenco foi modificado para a retomada da temporada. Até o momento, o clube já anunciou cinco novas contratações: o lateral-direito Léo Pereira, o zagueiro Alisson Cassiano, o volante Rezende e os meias Bruno Mota e Edson Carioca. Por outro lado, deixaram o clube o volante Patrick Mota e o atacante Rafael Oliveira.

Antes de sua volta aos gramados de forma oficial, pelo Campeonato Paraibano, o Treze realizará um jogo-treino contra a Perilima. A partida está marcada para as 15h30 deste sábado, no Estádio Presidente Vargas, e terá transmissão ao vivo pela TV13, canal oficial do Galo no Youtube.

Exatamente uma semana depois, no sábado seguinte, aí sim o Treze deve voltar a campo de maneira oficial, mas vale lembrar que o cronograma traçado pela FPF ainda depende do aval do Governo do Estado. O Galo tem compromisso marcado contra o Nacional de Patos, fora de casa, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Paraibano.

 

 

 

Fonte: Globoesporte.com

Compartilhe: