Esportes

A diretoria jurídica do Nacional de Patos encaminhou ofício à Federação Paraibana de Futebol solicitando a não escalação do árbitro Wagner Rewey para apitar jogos do time durante o Campeonato Paraibano 2021. O documento foi endereçado ao presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (CEAF-PB), Arthur Alves, nesta segunda-feira (12).

Conforme consta no ofício, assinado pelo advogado Maikon Minervino, diretor jurídico do alviverde patoense, o pedido foi feito com base em situação nada amistosas entre diretores da agremiação esportiva e o juiz de futebol durante partida realizada no ano passado, em Patos.

O árbitro Wagner Reway prejudicou a equipe do Nacional de Patos por diversas vezes, entre elas, na partida do Campeona Paraibano de Futebol Masculino, válida pela sexta rodada da primeira divisão do ano de 2020 entre o Nacional de Patos e a equipe do Atlético de Cajazeiras, jogo ocorrido em 01 de Março de 2021, às 17h00min, no Estádio Municipal José Cavalcante. Onde na oportunidade houve diversos desentendimentos entre o árbitro e os jogadores do Nacional, além de problemas com a diretoria do clube patoense pela não marcação de um pênalti, além da inversão de diversas faltas e distribuição de cartões amarelos sem necessidade", aponta o documento.

Ainda, no documento, Minervino destaca uma situação ocorrida após o apito final da partida.

Após a partida, o presidente do Nacional [Cleodon Bezerra Filho], foi conversar com o senhor árbitro, o qual relatou em súmula supostas agressões verbais por parte do presidente", relata.

Por conta disso, no dia 28 de maio do mesmo ano, as alegações feitas por Reway na súmula foram julgadas pelo plenário do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), culminando com o afastamento de Cleodon de partidas oficiais por 60 dias e uma multa no valor de R$ 200 aplicada ao Nacional Atlético Clube.

Diante do clima de animosidade entre o profissional do quadro de arbitragem da FPF e diretores do Canário, o jurídico do Nacional embasou seu pedido diante daquilo que classificou, no documento como possibilidade de "erros de arbitragem mesmo que sem intenção".

Portanto, o clima de animosidade é grande entre as partes envolvidas, o que poderá acarretar em erros de arbitragem mesmo que sem intenção pelo senhor árbitro em jogos do Nacional de Patos, ferindo assim a isonomia, a imparcialidade da arbitragem, onde o clube não se sentiria confortável com a respectiva arbitragem do senhor Wagner Reway", continua Minervino, no documento.

Pedido se estende, também, para assistente de arbitragem

No mesmo ofício, o Nacional reinvidica que o árbitro assistente Schumacher Marques também não seja escalado para compor a arbitragem dos jogos do Nacional em que esteja como mandante ou visitante. A alegação que embasa o pedido é a mesma do caso Reway, no entanto, em partidas diferentes. A polêmica envolvendo Schumacher ocorreu durante uma partida realizada no dia 28 de julho de 2020, às 20h15min, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. Nessa altura da competição, o Nacional disputava partida contra a Desportiva Perilima na décima rodada do estadual. No caso, a última do campeonato.

Em um jogo bastante tenso, o Nacional lutava contra o rebaixamento e acabou vencendo pelo placar de 1 a 0. Após o jogo, segundo está descrito no ofício enviado à FPF, teria havido um atrito entre o assistente de arbitragem e Cleodon Bezerra.

Na oportunidade, houve diversos desentendimentos entre o árbitro assistente e os jogadores do Nacional, além de problemas com a diretoria do clube patoense, pela não de diversos impedimentos, além da inversão de diversas faltas, inversão de laterais. Após a partida, o presidente do Nacional foi conversar com o árbitro assistente, o qual relatou em súmula supostas agressões verbais por parte do presidente", informou.

Já no final do ofício, Maikon Minervino salientou que mesmo que os membros da arbitragem envolvidos na polêmica apitem jogos da agremiação com "boas intenções", haverá sempre, por parte de torcedores, diretores e imprensa, desconfiança se a aplicação de medidas foram feitas de forma circunstancial ou intencional.

Nesta segunda-feira, a FPF divulgou as escalas de arbitragem dos jogos da primeira rodada do Paraibano, que começará nesta quarta-feira (14), com jogo entre Treze e Atlético de Cajazeiras. Para a estreia do Nacional de Patos contra a Perilima, dia 17, foram escalados o árbitro José Ferreira, de João Pessoa, assistente 1, Oberto Santos, de Santa Rita, assistente 2, Rafael Guedes, de João Pessoa e o quarto árbitro, Bruno Monteiro. A partida acontecerá no estádio José Cavalcanti, em Patos. Wagner Reway apitará o jogo entre Treze e Atlético, no PV. Já Schumacher Marques foi escalado para São Paulo Crystal e Campinense.

Compartilhe: