Esportes

Neste sábado, dia 23, em João Pessoa, o jovem Yago Edson Araújo Montenegro, 17 anos, residente em Patos, se sagrou campeão em duas modalidades do atletismo como velocista nos 400 e 200 metros. Yago é o atual campeão na categoria sub 18 e agora irá representar o Estado da Paraíba no Norte-Nordeste que acontecerá em Teresina, Piauí.

Yago Edson é filho do casal Edson Montenegro, o popular Edson 7, e da professora Amiriam Araújo. O jovem vem se destacando desde os 14 anos de idade e tem uma das melhores performances como velocista da Paraíba. Yago, atualmente, é um dos nomes mais promissores do Norte-Nordeste. Essa é a 8ª vez que o jovem é campeão paraibano.

Mesmo diante do potencial, o jovem velocista, que já vem sendo chamado de “Flash”, tem a grande parte de suas despesas bancada pela própria família. O pai do atleta é quem o acompanha em quase todas as competições em nível nacional e têm relatado dificuldades para manter os custos.

Yago Edson treina em João Pessoa, pois a cidade de Patos não dispõe de local apropriado para o desempenho notável do jovem velocista. A alimentação de Yago também deveria ser toda diferenciada, mas nem sempre obedece os padrões exigidos.

Mesmo enfrentando adversidades, a família de Yago Edson segue em frente e sabe que o “Flash” pode ir cada vez mais longe. Para a atividade deste sábado, a família teve apoio de R$ 300,00 da Prefeitura Municipal de Patos e uma contribuição de um secretário da Prefeitura de Santa Luzia.

O “Flash” também não tem empresa financiadora e se busca que os poucos incentivos públicos possam um dia melhorar, pois não é uma questão de mais um jovem velocista, mas sim daquele que pode vir a ser um dos principais nomes do atletismo no Brasil.


Por Polêmica Patos

Compartilhe: