Esportes

Através das redes sociais, clubes paraibanas fizeram publicações em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta terça-feira, dia 17 de maio. Campinense, Sousa, Auto Esporte-PB, Botafogo-PB e Unifacisa foram algumas das equipes que se manifestaram. A data foi instaurada em 2004 por movimentos sociais e foi aderida por diversos países do mundo e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data foi instaurada porque neste mesmo dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Por isso o Dia Internacional Contra a LGBTfobia é celebrado no dia 17 de maio.

Campinense fez a sua publicação nas redes sociais — Foto: Reprodução / Campinense

Campinense fez a sua publicação nas redes sociais — Foto: Reprodução / Campinense

O Campinense disse que reitera a importância do respeito com todos e que intolerância, a discriminação e o ódio não cabem na sociedade. O Sousa, por sua vez, afirmou que futebol e sociedade são diversas e plurais.

O Auto Esporte-PB também foi direto em sua publicação: "Nada mais justo que falar sobre respeito nesse dia de tanta importância. O Auto Esporte, o Clube do Povo, não aceita intolerância e nem violência dentro do nosso clube".

A Unifacisa, por fim, disse que "o esporte também está junto nessa luta".

Botafogo-PB se posicionou "por um futebol de todos e todas".

Fonte: GE Paraíba

Compartilhe: