Esportes

Max Verstappen conquistou sua 30ª vitória na Fórmula 1 em grande estilo. Em casa em Zandvoort, na Holanda, ele ultrapassou Lewis Hamilton em uma relargada forçada pelo safety car no fim da corrida para levantar a torcida que lotou o autódromo. Foi a 10ª vez que o holandês da Red Bull subiu ao lugar mais alto do pódio em 2022.

"Foi uma corrida complicada, aceleramos a corrida toda. VSC, safety car, tomar todas as decisões foi difícil... Acho que foi importante ir para os pneus macios no fim. Sempre especial vencer em casa. Esse ano acho que curti ainda mais, estou muito feliz de ter ganho o GP da Holanda. Agradeço a todos pela presença e festa que fizeram, tenho muito orgulho de ser holandês", declarou, após a vitória.

George Russell ficou em segundo, e Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio. Com a vitória em casa e o ponto extra por ter feito a volta volta mais rápida, Max Verstappen somou mais 26 pontos e segue isolado na liderança do Mundial de Pilotos da F1, com 310 pontos. Leclerc 301 Perez 301

A corrida

A corrida começou sem muitas surpresas. A largada manteve quase todas as posições do grid, com exceção a Norris, que tomou a sexta posição de George Russell. As primeiras emoções vieram na perseguição de Hamilton, que de tanto tentar, passou Sainz quando este foi aos boxes.

Se estava praticamente parada, a corrida ganhou emoção no fim quando Bottas parou na entrada da reta e interditou a pista. Bandeira amarela, safety car e posições alinhadas, com algumas paradas, até a relargada, a 11 voltas do fim.

Verstappen, em segundo, passou como quis por Hamilton, que de pneus médios, apostando em esticar sua última parada, virou presa fácil. O inglês ainda perderia posições para a Ferrari de Leclerc, e poderia ter sido pior se não fosse pela punição de Sainz, que perdeu tempo em uma disputa com o sempre duro Sergio Perez.

No fim, Verstappen conduziu sua Red Bull à vitória sem sustos e sem ser incomodado pelo restante do pelotão.

Erros no fim

No rádio, Hamilton avisava à Mercedes que seria difícil segurar Verstappen. E foi. Como um foguete, o holandês não tomou conhecimento do inglês e passou com força por fora para ganhar a ponta. O heptacampeão mundial ficou de fora do pódio e culpou a equipe pela decisão de utilizar pneus médios contra os macios do pelotão de frente.

"Não acredito, cara. Vocês me fu***. Não sabem o quanto estou p***. Os pneus médios foram a maior m***** que fizeram", disse o inglês, no rádio.

Quem também errou muito foi a Ferrari, que viu Carlos Sainz ser punido em cinco segundos ao fim da corrida por atrapalhar Fernando Alonso na saída dos boxes. Leclerc conseguiu o pódio, mas não sem problemas da equipe nas paradas nos boxes.

 

Por O Globo

Compartilhe: