Mundo

Medida que não foi anunciada oficialmente é altamente significativa; atualmente apenas homens opinam na nomeação dos bispos do mundo. (Foto: Alessandra Benedetti/Corbis/Getty Images)

O Papa Francisco afirmou que quer dar às mulheres mais cargos de alto nível na Santa Sé e revelou que, pela primeira vez, ele nomearia mulheres para um comitê do Vaticano, anteriormente exclusivamente masculino, que o ajuda a selecionar os bispos do mundo.

O papel das mulheres na hierarquia do Vaticano foi um dos muitos temas internacionais e da Igreja que o pontífice de 85 anos discutiu em uma entrevista exclusiva à Reuters em sua residência no Vaticano em 2 de julho.

Uma nova constituição para a administração central da Santa Sé, que entrou em vigor no mês passado, permite que qualquer católico batizado, incluindo homens e mulheres leigos, encabece a maioria dos departamentos do Vaticano.

Estou aberto a dar (às mulheres) uma oportunidade”, disse ele na parte da entrevista de 90 minutos que discutiu a nova constituição para a administração central, conhecida como Cúria.

Ele mencionou que no ano passado, pela primeira vez, ele nomeou uma mulher para o cargo número dois no governo da Cidade do Vaticano, tornando a Irmã Raffaella Petrini a mulher de mais alto escalão no menor Estado do mundo.

Duas mulheres serão nomeadas pela primeira vez no comitê para eleger bispos na Congregação para os Bispos”, disse ele.

A medida, que não foi anunciada oficialmente, é altamente significativa porque as mulheres pela primeira vez terão voz na nomeação dos bispos do mundo, que são todos homens.

Dessa forma, as coisas estão se abrindo um pouco”, disse ele.

Nova constituição

Francisco não nomeou as mulheres nem disse quando a nomeação seria anunciada oficialmente. Os membros do comitê, que agora é formado por cardeais, bispos e padres, geralmente se reúnem duas vezes por mês em Roma.

No mês passado, o cardeal irlandês-americano Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, brincou que, com a promulgação da nova constituição, ele provavelmente será o último clérigo a chefiar esse departamento.

Questionado sobre qual outro departamento do Vaticano poderia ser chefiado por um leigo ou leiga, Francisco sugeriu que eles poderiam incluir o departamento de Educação e Cultura Católica e a Biblioteca Apostólica. Eles são atualmente liderados por clérigos do sexo masculino.

Francisco já nomeou várias mulheres, tanto freiras quanto leigas, para os departamentos do Vaticano.
No ano passado, ele nomeou a freira italiana Irmã Alessandra Smerilli para a posição número dois no escritório de desenvolvimento do Vaticano, que lida com questões de justiça e paz.

Além disso, Francisco nomeou Nathalie Becquart, membro francês das Irmãs Missionárias Xaviere, como subsecretária do Sínodo dos Bispos, que prepara grandes reuniões dos bispos mundiais realizadas a cada poucos anos.

As mulheres leigas que já ocupam cargos importantes no Vaticano incluem Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus do Vaticano, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano. Ambas foram nomeadas por Francisco.

 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe: