Paraíba

Juízes da Paraíba denunciaram falta de segurança e más condições de trabalho em comarcas do interior do Estado. Os relatos foram feitos durante visitas da Associação dos Magistrados da Paraíba à comarcas de várias regiões.

A juíza Carmen Helen Agra de Brito, titular da comarca de Pocinhos e juíza substituta na comarca Juazeirinho, revelou que tem como obstáculos nos seus locais de trabalho a falta de segurança e internet precária, o que tem prejudicando o trabalho de digitalização dos processos.

O juiz Anyfrancis Araújo da Silva, da comarca de Picuí, afirma que mesmo realizando audiências, proferindo sentenças e decisões, não vê seu trabalho chegar ao jurisdicionado, pois o andamento e a baixa dos processos são prejudicados pelo fato de a sua unidade possuir apenas um servidor no local para cerca de seis mil processos em tramitação.

O promotor da comarca, Alcides Amorim, também reforçou aos representantes da AMPB os problemas causados pela falta de servidores e já cobrou ao Tribunal de Justiça do Estado, reforço no quadro de funcionários, mas a situação ainda não foi solucionada, segundo ele.

Em Cuité, os juízes Iano Miranda dos Anjos e Fábio Brito enfatizaram a carência de assessor de juiz e de segurança no local. Apesar da boa estrutura do Fórum, os magistrados também comentaram sobre a falta de manutenção regular para manter a atual situação.

Segundo o vice-presidente da AMPB, juiz Max Nunes, os dados compilados durante as visitas aos juízes que atuam em comarcas do interior do Estado serão avaliados pela Associação e os mais recorrentes tomarão a linha de frente das reivindicações associativas perante o TJPB.

Para o magistrado, boa parte das soluções dependem de uma efetiva postura de priorização do Primeiro Grau, no momento de tomada de decisões, pelo Tribunal.

 

MaisPB

Compartilhe: