Paraíba

Conceituar, prototipar e testar a viabilidade de uma ideia, produto ou serviço de uma maneira ágil, estruturada e colaborativa. Essa é a proposta da metodologia Design Sprint, desenvolvida pelo Google Ventures, que esta semana foi objeto de uma capacitação promovida pelo Sebrae Paraíba na Agência Regional de Cajazeiras, no Sertão do estado.

Iniciada na segunda-feira (8), a capacitação foi realizada com participantes do Startup Weekend, maratona de empreendedorismo promovida na cidade durante o mês de maio, com apoio do Sebrae Paraíba. O objetivo foi proporcionar a esse público uma oportunidade para aquisição de novos conhecimentos após a experiência da maratona.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, foram três dias de capacitação, até esta quarta-feira (10), período em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar técnicas voltadas a resolução de problemas e a prototipagem.

Esses jovens puderam vivenciar a experiência de entender um pouco como a metodologia funciona, definindo um desafio e, a partir dele, buscando possíveis soluções, prototipando-as em sala de aula e buscando sua validação junto com os próprios colegas”, explicou.

Ainda conforme a analista, a metodologia Design Sprint, que faz parte do portfólio de capacitações oferecidas pelo Sebraelab, pode ser uma importante aliada de empresas e empreendedores, tanto para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e validação de produtos e serviços, quanto para a identificação e solução de problemas que fazem parte do cotidiano de uma empresa.

A metodologia foi criada para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos nas empresas, especialmente em startups, mas ela é aplicável a qualquer tipo e porte de empresa, sendo também um caminho de resolução de desafios e problemas que venham a ser identificados no contexto de uma empresa ou projeto”, acrescentou Renata.

Assessoria

Compartilhe: