Paraíba

De acordo com o físico Rodrigo Cézar Limeira uma onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera, e com sinal positivo para chuvas está se aproximando do Nordeste e deve chegar próximo do dia 13 de abril. Atualmente está atuando uma outra onda, com sinal negativo para chuvas na região, e que contribuiu para a redução da convecção e de uma forma geral, reduziu muito as condições para precipitação pluviométrica na região nos últimos dias.

Essa onda por sua vez poderá ser intensa, e provocar acumulados significativos de chuva no interior da PB, RN, PE e CE afirma o estudioso.

Dessa forma, muita chuva poderá ocorrer entre os dias 13 e 20 de abril nessas áreas.

O estudioso ainda lembra que a previsão do tempo é uma aproximação das condições do tempo que deve ser vigente nos próximos dias, dessa forma, a chuva poderá chegar de forma significativa ao interior desses estados um pouco antes do dia 13 ou um pouco depois, pontua.

O fenômeno que é conhecido como Oscilação Maddem-Juliam sempre influência no padrão de distribuição das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, determinando momentos distintos dentro da mesma estação chuvosa, ora com excesso de chuvas, ora com ausência, algo que é bem típico da estação chuvosa principalmente do interior do Nordeste. Quando essa irregularidade nas chuvas é muito grande, associa-se tal fato a existência de fenômenos de larga escala como El Niño, ou ao aquecimento abaixo do normal do Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste, a associação desses dois fenômenos com a chegada de uma onda de energia com sinal negativo para chuvas no Semiárido dentro de sua quadra chuvosa, pode determinar intervalos de até 20 dias com ausência de precipitação em muitos locais da região.

Em 2020 não ocorreu El Niño, e o Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste esquentou bem, o resultado é uma quadra chuvosa que vem ocorrendo dentro da normalidade na maioria dos municípios do Semiárido da PB, sendo que em alguns locais as chuvas vêm ocorrendo numa quantidade acima do normal, previsões feitas pelo físico Rodrigo Cézar Limeira e que estão se confirmando.

 

Por Portal Ciência em Foco

Compartilhe: