Paraíba

O Hemocentro da Paraíba, localizado em João Pessoa, recebeu nesta quinta-feira (21) a primeira amostra de plasma, que é a parte líquida do sangue, de um paciente recuperado da Covid-19. A coleta foi feita para um trabalho de pesquisa do uso do plasma no tratamento de pacientes em estado grave da Covid-19, feita em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A pesquisadora Daniele Idalino Janebro ressaltou que o projeto tem como foco salvar vidas. “Pretendemos pesquisar de que forma o uso do plasma convalescente, com vários anticorpos, pode estar neutralizando os vírus SARS-CoV-2”, explicou.

A primeira amostra foi doada pelo analista clínico, Bergson Vasconcelos, que também compõe a equipe de pesquisa do plasma para tratamento de pacientes graves da Covid-19. Ele relatou em vídeo que contraiu o coronavírus e se recuperou da doença, que se manifestou praticamente assintomática nele.

“Sou integrante da pesquisa, junto com a equipe do hemocentro, junto com a equipe da UFPB, vim dar minha contribuição. A gente tem que ser o primeiro a fazer o teste, a testar todo procedimento”, comentou.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, ressaltou a importância do projeto que busca ajudar pacientes graves. “O Hemocentro da Paraíba entra na luta pela vida e com o estudo clínico para infusão de plasma convalescente no tratamento de pacientes graves acometidos com o coronavírus".

Pessoas que tiveram Covid-19 e estão recuperadas podem doar o plasma entrando em contato pelo telefone (83) 3133-3465.

Compartilhe: