Patos

A Prefeitura de Patos, por meio da secretaria de serviços públicos, inicia nesta segunda-feira, 20/5, o recadastramento de 2.168 jazigos existentes no cemitério São Miguel, no bairro Belo Horizonte.

De acordo com Cleiton Almeida, fiscal dos cemitérios e coordenador dos trabalhos, a iniciativa é resultado de uma ação popular movida pelo Ministério Público da Paraíba, (MPPB), e tem como principal objetivo evitar a violação das sepulturas existentes nos cemitérios públicos de Patos.

“O recadastramento será realizado até o dia 19 de junho, no setor administrativo do cemitério São Miguel. Todos os proprietários de jazigos no São Miguel estão sendo convocados a comparecer ao local e apresentar a documentação necessária que comprove a sessão do túmulo”, explicou o coordenador.

Para efetuar o recadastramento, os proprietários dos sepulcros deverão apresentar documentos, exemplo de: CPF; Identidade; e o documento de sessão de túmulo.

Ainda segundo o coordenador, quem não tiver possuir o termo de sessão dos jazigos deverá realizar uma declaração de posse gratuita, assinada por duas testemunhas e registrada em um cartório da cidade.

“Para que se tenha veracidade dessa posse, é necessário que se apresentem os atestados de óbitos das pessoas que estão sepultadas nos jazigos”, acrescentou o coordenador.

Atualmente, os cemitérios públicos de Patos possuem 4.073 lugares para sepultamento, incluindo a soma do número de túmulos e escavações; são: 2.168 vagas no cemitério São Miguel; 1.005, no Santo Antônio; e outras 900, no São Judas Tadeu e São João Batista. Em 2018, foram realizados 856 sepultamentos nos quatro logradouros públicos.

Coordecom

Compartilhe: