Patos

A coordenadora do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Joana Sabino, e a responsável pelo sistema de informação da rede BLHweb, Maria do Socorro Medeiros, participaram, na terça-feira (09), das atividades da Caravana da Rede Cuidar, na cidade de Princesa Isabel. As representantes do BLH de Patos foram ministrantes de mini cursos, direcionados aos profissionais de saúde daquele município, sobre a política de aleitamento materno dos bancos de leite da Paraíba. Além do treinamento, houve distribuição de material informativo e a divulgação da campanha de doação de frascos de vidros para acondicionamento do leite doado.

Segundo Joana, o mini curso contou ainda com a participação de neonatologistas, que integram a equipe da Caravana que começou a percorrer o interior do estado desde o último dia 07. Até o dia 20, a Caravana vai passar por 13 municípios, incluindo Patos, onde as atividades serão desenvolvidas no próximo dia 15/07, segunda-feira. Em Princesa a capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Nosso enfoque é voltado aos cuidados e às informações necessárias que todos os profissionais de saúde devem ter para estimular o aumento de doadoras e dos estoques de leite, já que captando novas doadoras é a única forma de aumentarmos nosso estoque, afinal esse produto não pode ser comprado em lugar nenhum”, reitera Joana Sabino. Ela lembra que a dieta dos recém-nascidos é feita a cada três horas, com pequenas variações, o que equivale a cerca de 300 ml/dia por bebê.

Este ano, a Caravana da Rede Cuidar conta com a parceria dos Bancos de Leite.

Nós de Patos, fiamos responsáveis para darmos suporte às atividades nas cidades de Princesa Isabel, o que aconteceu hoje. No dia 13 estaremos na cidade de Catolé do Rocha e no dia 15 atuaremos aqui, em Patos, com toda a nossa equipe”, finaliza a coordenadora do BLH Dra. Vilani Kehrle.

O pediatra e diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, destaca a importância da Caravana e da participação dos Bancos de Leite nesta ação.

Como a Caravana da Rede Cuidar tem como focos as gestantes e os bebês, inserir no contexto das atividades a participação dos Bancos de Leite tem grande relevância, haja vista a importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebê e o papel que exercem os bancos neste contexto”, afirma o médico, que tem se mobilizado para dar o apoio necessário a realização do evento em Patos e ainda motivado seus profissionais a participarem dos treinamentos da Caravana.

Assessoria

Compartilhe: