Patos

As eleições para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares estão marcadas para o dia 6 de outubro. Em Patos, o pleito 2019 conta com 33 candidatos. A campanha para essa eleição segue até dia 4 de outubro.

Nessa quinta-feira (19), em uma reunião com representante do Fórum Eleitoral de Patos e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os candidatos foram informados que só haverá um único local de votação, ainda indefinido. Segundo um dos concorrentes a vaga de conselheiro, que prefere não se identificar, antes estavam previstos 16 locais.

“Um único local de votação vai prejudicar todos nós. Quem for de um bairro distante vai ficar difícil se deslocar. Por que só agora, faltando poucos dias para a eleição, decidiram isso? Disseram que será um local estratégico, mas nem eles ainda sabem onde é ”, questionou.

O grupo está se sentindo prejudicado e vai recorrer da decisão ao Ministério Público Estadual (MPE).

Estamos unidos. Nós, do Conselho Tutelar Norte e Sul, já estamos preparando um documento para encaminhar para o MP e, se for o caso, vamos pedir que a votação seja em cédulas, já que o TRE não tem estrutura para colocar as urnas em vários pontos da cidade”, afirmou um dos candidatos.

O que é o Conselho Tutelar e o que faz o Conselheiro Tutelar

Orgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, e fundamental para a defesa dos direitos da população com até 17 anos.

O conselheiro tutelar atua a partir de uma situação de violação dos direitos da criança e do adolescente, incluindo ameaça ou qualquer situação de vulnerabilidade. O objetivo é garantir que órgãos responsáveis realizem atendimento às crianças.

Imagem: Internet

 

Compartilhe: