Patos

A Escola Cidadã Integral Técnica Seráfico Nóbrega, localizada na cidade de São Mamede, região metropolitana de Patos, distante 272km da capital João Pessoa, pertencente à 6ª Gerência Regional de Ensino, tem sua história marcada por desafios e vitórias ao longo dos seus 71 anos de existência na pequena cidade de São Mamede.

Fundada no ano de 1949, a presente instituição sempre buscou pela excelência no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para a educação do povo sãomamedense e região. Seu último grande desafio vencido foi a grande reforma, que perdurou por longos 4 anos, mas, presenteou toda a população com um lindo prédio, totalmente novo e com a nova missão de ofertar o Ensino Integral, a partir do ano de 2017.

Foram enormes os desafios, um modelo de ensino novo e desafiador, que busca desenvolver nos seus educandos através de um ensino em tempo integral e de forma integral, todos os aspectos de sua vida, contribuindo para a construção e concretização do Projeto de Vida de cada discente.

O ano de 2017 foi um marco na história da então, Escola Cidadã Integral Seráfico Nóbrega, por ser o ano em que além do ensino integral seria ofertado o Ensino Médio. A turma pioneira deste ano, acompanhou o processo de adaptação ao modelo integral, um mundo totalmente novo, com práticas experimentais, orientação de estudos, eletivas, projeto de vida, aulas práticas, pós-médio, entre outras diversas atividades do modelo.

Contudo, os anos se passaram e em meio as dificuldades, vitórias, lágrimas e sorrisos, passaram-se três anos. A escola que estava no período de implantação, era propedêutica. Os alunos pioneiros de 2017, concluíram a etapa do Ensino Médio em 2019 e agora em meados de 2020, podemos colher os frutos e sorrir; pois, não apenas com palavras, hoje, podemos observar que estamos no caminho certo já que diante do empenho de professores, equipe gestora e funcionários da escola, nos regozijamos pelos resultados alcançados.

Com isso, apresentamos que a turma pioneira nos presenteou com 20 aprovações, entre universidade públicas e faculdades privadas. Logo, como forma de homenagem e de inspiração para os demais, citamos nossos alunos brilhantes que são eles:

Aline Morais de Medeiros, aprovada em Pedagogia – UNIPLANAna Karoline Andrade de Almeida, aprovada em Enfermagem – UNIPLANAna Maria Lima de Araújo, aprovada em Sociologia – UFPBBianca Barbosa de Araújo, aprovada em Pedagogia – UNIPLANClaudia Auanna de Souza, aprovada em Odontologia – UNIFIPDanielly Ferreira de Lucena, aprovada em Engenharia Florestal – UFCGDiogo Henrique Araújo Nogueira, aprovado em Odontologia – UFCGEdvaldo Bezerra de Medeiros, aprovado em Física – UFPBEduardo de Medeiros Araújo, aprovado em Biotecnologia – UFPBFernanda de Oliveira Lucena, aprovada em Ciências Biológicas – IFPBLaís Cristina Araújo Silva Leite, aprovada em Odontologia – UNINASSAUMaria Clara Cruz da Silva, aprovada em Odontologia – UNIPÊMaria Clara Medeiros de Araújo, aprovada em Psicologia – UNIFIPMayara de Carvalho Pereira, aprovada em Farmácia – UFCGMilene Talita Soares da Silva, aprovada em Pedagogia – UNIPLANNicolle Yslla Medeiros da Silva, aprovada em Filosofia – UFCGRailma Santos Silva, aprovada em Direito – UFPBRian Medeiros Cabral, aprovado em Educação Física – UNIPLANRosa Maria dos Santos Araújo, aprovada em Agroecologia – UFPB.

No entanto, o que já eram resultados maravilhosos ficou ainda melhor, toda a equipe escolar, professores e gestão, foi surpreendida com a aprovação do aluno Gabriel dos Santos Medeiros para o curso de Medicina no Centro Universitário São Camilo em São Paulo. Uma aprovação muito comemorada, fruto do trabalho educacional da referida instituição de ensino, mas, principalmente do esforço, dedicação e comprometimento do aluno Gabriel.

Gabriel é um jovem de família simples, humilde, que usou as dificuldades como degraus para sua escalada estudantil, buscando sempre dar o seu melhor e superar todas as dificuldades. Sendo um jovem simpático e de uma humildade ímpar, soube cativar a todos, sendo um exemplo de superação e dedicação aos estudos.

O jovem Gabriel representa a cara do estudante brasileiro, aluno de escola pública, sem muitas posses, porém, nos mostra que o esforço, dedicação e amor aos estudos e ao seu projeto de vida, nos mostra que toda dificuldade pode ser vencida, e no final das contas a aprovação é certa.

A turma pioneira de 2017 cumpriu o seu papel, virão outras turmas e o Seráfico Nóbrega, busca a cada dia aprimorar suas práticas de gestão, professores se dedicam cada vez mais para conquistarem a excelência em suas práticas pedagógicas e assim, todo o corpo docente e administrativo trabalhando com o foco no aluno protagonista, para assegurarem a eficácia, eficiência e efetividade no processo educativo.

Neste ano de 2020, em que a ECI Seráfico Nóbrega, passa a ser ECIT Seráfico Nóbrega, além de ser Integral, tem a responsabilidade de ser Técnica, avalia os seus resultados que corroboram para a certeza de estarmos no caminho certo, na busca de uma educação de qualidade, fazendo a cidade de São Mamede – PB ser destaque em toda a Paraíba. Agradece a Deus, pelas conquistas de seus alunos na certeza de que muitos outros alunos irão nos presentear com o seu brilhantismo nas aprovações e na vida, como excelentes cidadãos conforme as exigências da sociedade do século XXI.

Patos Online com Assessoria

Compartilhe: