Patos

Se em 2020, a quadra chuvosa no semiárido paraibano foi marcada por fortes chuvas e sangria em diversos mananciais por todo o estado, a realidade desse ano deverá ser bem diferente. Pelo menos é o que indica a nova previsão feita pelo meteorologista, Rodrigo César Limeira.

Mesmo com o a configuração do fenômeno La Nina, que provoca chuvas no semiárido, houve uma mudança climática no mês de dezembro. Na ocasião, Rodrigo Limeira havia indicado chuvas variando de normais a acima da média para o Semiárido da região em 2021.

No entanto, de acordo com o físico, a nova perspectiva é de bem menos chuvas.

A minha previsão indica chuvas isoladas durante o mês de janeiro, o que está se confirmando, agora, em fevereiro, as chuvas se espalham atingindo uma grande quantidade de municípios e nós teremos um cenário bem melhor pra chuva. O traço mais característico e notável de janeiro será o forte calor associado as chuvas isoladas Na região. Em março, também teremos chuvas em muitos municípios do Cariri, Sertão e Alto Sertão do estado. A perspectiva para a quadra chuvosa, conforme eu indiquei, de fevereiro a maio, de normais a abaixo da média na maioria dos municípios do Cariri, Sertão e Alto Sertão da Paraíba", indicou meteorologista.

Ainda, segundo Rodrigo Limeira, devido as fortes chuvas no ano passado, diversos municípios do estado permanecem com seus reservatórios com significativa quantidade de água armazenada.

Alguns municípios, graças as boas chuvas registradas em 2020, se encontram com seus reservatórios em um nível bem elevado, algo bem positivo. Se alguns municípios vierem a ser desfavorecidos nesse ano com a baixa ocorrência de chuvas, por outro lado serão compensados pelos níveis de água dos reservatórios das chuvas do ano passado", pontuou.

Em Patos, por exemplo, choveu 1.180mm no ano passado, quando a média normal é entre 600mm e 700mm.

Compartilhe: