Patos

Apesar de ter entrado na quadra chuvosa desde o mês de janeiro, a região de Patos quase não registrou ocorrência de precipitações até este mês de fevereiro. No entanto, a noite do último dia da primeira quinzena de fevereiro foi de alegria para os sertanejos. A chuva durou até o início da manhã desta terça-feira de carnaval (16) em algumas localidades.

Na capital do sertão, a chuva variou bastante de intensidade, conforme mostram os dados pluviométricos disponibilizados pela Empaer na manhã desta terça. Enquanto que na zona sudoeste da cidade foi registrado um índice de 49 mm, do outro lado do município, na zona norte, a precipitação foi de 32 mm no pluviometro da Embrapa.

Confira os índices nas localidades monitoradas de Patos:

Zona Norte

Patos (Embrapa): 32,0 mm. Acumulado do ano de 2021: 67,9 mm.

Bairro Belo Horizonte: 42,8 mm.

Zona Oeste

Bairro Jardim da Espanha: 64,0 mm.

Bairro Liberdade: 50,8 mm.

Zona Sudoeste

CT do Nacional de Patos (Antigo Palmeirão): 49,0 mm. Acumuladodo ano de 2021: 61,0 mm.

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica 90% de probabilidade de novas chuvas ao longo desta terça-feira e de 60% ao longo desta quarta-feira (17).

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), durante o ano de 2020, Patos teve um acumulado de 1.166,5 mm.

Alerta de mais chuvas

O INMET publicou nesta terça-feira (16) um aviso de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos variando entre 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Compartilhe: