Patos

O bispo da Diocese de Patos, no Sertão da Paraíba, Dom Eraldo Bispo, está em Roma e nessa sexta-feira (20) ele e outros 19 bispos da Regional 2 da CNBB de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte tiveram uma audiência com o Papa Francisco.

Em entrevista ao Vatican News, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, presidente do Regional Nordeste 2, e bispo de Garanhuns, no Pernambuco, falou sobre a audiência que durou duas horas em Ad Limina Apostolorum.

"A primeira coisa que o Papa faz é quebrar todos os protocolos e formalidades. Ele nos deixa profundamente à vontade. Não houve discursos. Foi uma sentada para dialogar como irmãos: o Bispo de Roma e os bispos de igrejas particulares no Nordeste do Brasil. Partilhamos a vida, as nossas preocupações. O Papa tem um senso muito claro sobre a realidade que o nosso país vive, tem uma opinião muito clara contra todo tipo de clericalismo - essa cultura do clericalismo que destrói e é perniciosa. Ao mesmo tempo, o Papa nos falou de proximidade de 'cercania', proximidade com Deus, proximidade do bispo com o seu clero, proximidade com os outros irmãos bispos e proximidade com o povo. Conversamos sobre catequese e iniciação à vida cristã; o cuidado com os pobres, as consequências da pandemia, a presença dos bispos como irmãos mais velhos que acompanham, que oram, que participam da vida do seu povo e com o povo de Deus. E como o povo de Deus faz a vida cristã acontecer na porção do Povo de Deus que lhe foi confiado. Saímos daqui imensamente felizes, orando pelo Papa e também com a certeza de que o Papa ora por nós."

Portal TV Sol

 

Compartilhe: