Política

O governador João Azevêdo lançou, nesta terça-feira (19), durante solenidade no Espaço Cultural em João Pessoa, o Programa Paraíba Rural Sustentável, executado pelo Cooperar, que tem como objetivo melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.

O ex-governador do estado, Ricardo Coutinho, participou da solenidade. A execução do programa acontece após a Paraíba contratar empréstimo de US$ 50 milhões com o Banco Mundial. “É isso que a população espera do governo: que continue investindo”, disse o governador, acrescentando que 165 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com o programa. “Esta é a minha meta, o meu trabalho”, frisou.

Conforme João, os recursos serão aplicados onde há necessidade de um olhar diferenciado do Estado, a exemplo da agricultura familiar e arranjos produtivos. O investimento ocorrerá ao longo dos próximos seis anos, com US$ 4 milhões aplicados neste primeiro ano.

“Mexe com a base da economia do estado, faz com que tenha efetivamente uma condição nos próximos anos para produzir e substituir programa do governo federal que está sendo desativado”, explicou o governador. Foram selecionados 100 municípios para o projeto, que foi elaborado ainda na gestão Ricardo Coutinho.

A partir do próximo mês uma estrutura do Governo será montada para receber as propostas de cooperativas e produtores.

Serão investidos recursos na parte de segurança hídrica, perfuração de poços, implantação de dessalinizadores, implantação de sistemas de abastecimento, para levar à comunidade rural recursos de uma maneira direta.

MaisPB

Compartilhe: