Política

As eleições municipais desse ano trouxeram novos desafios para os postulantes à uma vaga no legislativo patoense. Tanto para os veteranos, quanto para os que tentaram ingressar pela primeira vez.

Além da pandemia, que mudou todo o cenário eleitoral, lidar com a rejeição do eleitorado ao legislativo municipal diante do seu desgaste e descrédito diante da população, tornou a disputa ainda mais acirrada.

O resultado disso tudo foi um índice de renovação em 76% do quadro de parlamentares da Casa Legislativa Juvenal Lúcio de Sousa. Com quatro vereadores reeleitos (23,52%) e 13 novos nomes (76,48%), a Câmara Municipal de Patos iniciará seu novo ciclo a partir de 2021 com a missão primeira de recompor a confiança da população.

Quando o assunto é a presença feminina, a a nova composição do legislativo de Patos decepcionou. Apenas três mulheres (17,64%), com duas reeleições, Nadigerlane Rodrigues (Republicanos) e Tide Eduardo (PSL), e uma estreante, Nega Fofa (Solidariedade). Em 2016 haviam sido cinco mulheres (Nadigerlane Rodrigues, Edjane Araújo, Lucinha, Fátima Bocão e Tide Eduardo).

Dentre os novatos, alguns são bem conhecidos, a exemplo de Italo Gomes (Republicanos). Jovem, já atuava no cenário administrativo estadual em Patos ao ter assumido a direção da Casa da Cidadania, órgão vinculado ao governo do estado. Sua influência no grupo do prefeito eleito Nabor Wanderley fez com que ele ganhasse espaço no partido tendo sido eleito em primeiro lugar com 1.212 votos válidos.

Outro nome conhecido é o de Nega Fofa. Moradora do bairro São Sebastião, concorreu no pleito em um partido coligado na chapa do candidato Juiz Ramonilson (Patriota), mas optou por apoiar Nabor. Há vários anos tentava uma vaga na Câmara de Patos. Foi eleita em 2020 com 998 votos válidos.

Jamerson Ferreira (PL) foi outro a conseguir êxito nessas eleições municipais. Eleito com 887 votos válidos, pautou sua campanha no discurso de renovação da câmara e aproveitando sua popularidade inerente de sua atuação como jornalista. Jamerson atuou em duas emissoras de Patos ao longo dos anos: a Rádio Itatiunga FM (ligada ao grupo político de Nabor Wanderley) e, ultimamente, esteve no quadro de comunicadores da Rádio Arapuan Patos FM.

Considerado um dos mais ferrenhos membros da estrema direita na cidade de Patos, o empresário Josmá Oliveira foi eleito Patriota com 550 votos e já promete ser um forte opositor ao governo Nabor. Josmá foi responsável por inserir o juiz aposentado Ramonilson Alves no cenário político patoense e um dos maiores articuladores de sua campanha a prefeito de Patos.

O papel do parlamentar

Um dos maiores desgastes da atual composição da Câmara de Vereadores passou pelo viés do despreparo dos integrantes, o que resultou em votações feitas de forma errada, projetos de lei inconstitucionais aprovados, vereadores envolvidos em escândalos, brigas pessoais ocupando espaço na tribuna, entre outros.

Um dos episódios mais marcantes foi o da aprovação do código tributário municipal enviado pelo executivo - que na época tinha Dinaldo Filho (a época do PSDB) como gestor - sem nenhuma análise pelos pares da Casa Legislativa.

Dias após a aprovação, sob pressão da população e da Imprensa, os vereadores voltaram atrás e revogaram o código tributário. A situação acabou gerando mal estar na população que passou a criticar a atuação da câmara.

Agora, o que a população mais espera, é uma atuação séria, isenta e que fiscalize, de fato, a gestão do município.

Pensando nisso, o estreante no legislativo, o sindicalista José Gonçalves (PT) afirma que fará um seminário para ouvir demandas da população e entidades como forma de pautar sua atuação.

O mandato do vereador deve ser focado nas reivindicações e demandas do povo. E é nesse sentido que estaremos realizando um seminário no dia 13, onde iremos discutir como será o meu mandato a partir do ano que vem. Iremos reunir lideranças sindicais, comunitárias, religiosas, a juventude, mulheres, demais seguimentos da sociedade da cidade e do campo para traçar  o perfil desse novo mandato", destacou.

Compartilhe: