Vale do Piancó

O açude de Coremas, manancial responsável por abastecer uma população de mais de 300 mil habitantes no sertão paraibano, tem baixado drasticamente o nível e tem tido queda bastante crítica de volume recentemente. Dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) mostram que o reservatório caiu 0,1% só nos últimos sete dias.

O manancial em capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos, mas atualmente está com apenas 56.037.766, o que corresponde a 9,47% do total. De acordo com o secretário responsável, a queda no acúmulo das chuvas é visível e por isso se encontra perdendo o líquido.

 

''O açude perdeu água devido à pouca chuva registrada no município. Ele perdeu 18 centímetros da lâmina d’água. Isso corresponde a mais de 2 milhões de metros cúbicos'', disse.

 

O secretário ainda afirmou que não só o inverno causa a perda de volume, mas outros fatores também. ’’As comportas do Rio Turbinas continuam abertas, com a vazão de mil litros por segundo”, alertou o Secretário Municipal de Coremas.

Diante da situação, a população de Coremas e outras cidades começam a se preocupar com o reservatório, que é o maior da Paraíba, temendo uma estiagem extensa durante o ano. O período chuvoso na localidade vai até o mês de maio, mas as pancadas têm sido pouco registradas no município.

 

Fonte: Portal BV Online

Compartilhe: