Vale do Piancó

A irregularidade nas chuvas no início do período da quadra chuvosa do semiárido paraibano neste início de ano, atrelado as previsões de um inverno abaixo da média fizeram a situação hídrica do município de Conceição, localizado no Vale do Piancó, piorar nas últimas semanas.

Desde o início deste ano, só choveu 255,1 mm no município, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). No mesmo período do ano passado havia sido registrado um acúmulo de 96,3 mm e 934,3 mm durante todo o ano, fazendo com que a cidade tivesse um período chuvoso dentro da média histórica.

Por conta disso, o prefeito, Samuel Lacerda (PSDB), decretou estado de emergência em Concição devido a estiagens e falta de água. O Poder Público considerou a irregularidade das chuvas e o desabastecimentos dos mananciais com risco de agravamento de escassez hídrica. A medida foi publicada no diário eletrônico da Famup desta segunda-feira (8).

O decreto, válido por 180 dias, podendo ser prorrogado, permite que o município abra crédito extraordinário em face da situação existente, além de desenvolver ações para sanar o problema por meio de parcerias junto aos governos do estado e federal.

Crédito da foto: Sítio de Campos Velhos, Conceição/PB. Foto: Paula Strecht

Compartilhe: