Vale do Piancó

Estudantes de Piancó, na região do Vale, que fazem faculdade em Patos, reivindicam a regularização transporte universitário gratuito. O serviço, mantido pela Prefeitura, disponibiliza atualmente três ônibus com 45 poltronas cada em total de 135 vagas. Porém o número de alunos é maior que a oferta. De acordo com uma estudante, que prefere quer se identificar, a situação antes não era essa.

Quando os ônibus lotavam, a prefeitura disponilizava van ou carros pequenos e, assim, todo mundo conseguia ir para a faculdade. No início do ano solicitaram a documentação para confeccionar as carteirinhas de estudante com a desculpa de organizar transporte para todos e hoje as carteirinhas estão prontas e não tem transporte”, relatou.

Ainda segundo a denúncia, a lista com a quantidade de alunos varia a cada dia. Nessa segunda-feira (14), por exemplo, tinha 170 estudantes e só 135 embarcaram.

O restante ficou pois não tinha como vim. A Secretária de Educação Helliany esteve na rodoviária e disse que quem chegar cedo e pegar a vaga no ônibus viaja e que não irá colocar nenhum carro a mais à disposição dos estudantes”.

Com a situação os próprios alunos estão se revezando nas vagas.

Essas semana estamos dando prioridade de pegar o ônibus quem tem prova. Estamos avisando aos coordenadores para que entendam o que estamos passando".

Uma das mensagens diz:

Bom dia XXXX, nós da cidade de Piancó estamos enfrentando alguns problemas com o transporte universitário, então caso a gente não vá hoje, é porque só vai um aluno se tiver carro para todos”, comunicou.

A Secretária de Educação, Helliany Kenya e o Secretário de Transportes, Jr. Balão, do município de Piancó, foram procurados por meio de ligações telefônicas e mensagens de whatsapp, mas até o fechamento dessa reportagem não tivemos retorno.

Portal TV Sol

Compartilhe: