Esportes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta quinta-feira (22), as primeiras datas dos jogos da Copa do Nordeste de 2023 para os dias 5 e 8 de janeiro. Nesta primeira fase da competição, algumas equipes vão disputar vagas na fase de grupos, incluindo o Botafogo-PB, que ganhou um espaço por ser vice-campeão do Campeonato Paraibano deste ano. Porém, a CBF ainda não definiu o chaveamento e nem sequer o formato.

As partidas no início de janeiro são uma novidade, dado que o costume é definir os grupos no ano anterior à competição. Mas por conta da Copa do Mundo, que ocorrerá entre novembro e dezembro, o futebol mundial vai parar neste período, até o dia 18, dia da final. Com isso, a Confederação optou por seguir o mata-mata no ano seguinte.

Apesar da definição das datas, a CBF ainda não sabe como vai organizar o torneio neste ano. Na última edição, foram 24 equipes disputando quatro vagas na fase principal do torneio, sendo que 16 iniciaram na primeira fase. No entanto, para 2023, com a questão da mudança de calendário, é possível que a quantidade diminua, porque o formato anterior era feito em quatro datas, o dobro em comparação ao ano que vem.

Além do Belo na fase inicial e a Raposa, direto nos grupos, é esperado que o Sousa e o Treze disputem uma vaga na competição principal. Ambos esperam a CBF tomar decisão sobre a quantidade de clubes envolvidos na Copa do Nordeste, mas o Dinossauro pode levar vantagem por ter caído no Paraibano deste ano depois do Galo.

 

 

MaisPB 

Compartilhe: