Paraíba

O dia 5 de agosto é feriado desde 17 de dezembro de 2015 pelo aniversário de emancipação política do Estado da Paraíba por conta de uma lei de autoria da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) e sancionada pelo então governador Ricardo Coutinho (PSB) naquele ano. Por conta disso, a data passou a ser comemorada com feriado.

No entanto, na capital João Pessoa, a data já era feriado há muitos anos antes por conta de que, nessa data, acontece o aniversário de fundação da cidade e o dia da padroeira, Nossa Senhora das Neves.

O dia 5 de agosto de 2021 será feriado na Paraíba neste ano?

Não! Isso por que o governador João Azevêdo, através de uma medida provisória publicada no dia 25 de março desse ano, antecipou o feriado de aniversário pela emancipação política do Estado para o dia 1º de abril, fazendo com que a Semana Santa fosse toda completa de feriados. O objetivo desse adiantamento foi frear o avanço da pandemia na Paraíba mantendo as pessoas em casa por mais tempo. Semanas após esse "lockdown", os índices de contaminação por Covid-19 caíram bastante no estado.

Desse modo, apenas em João Pessoa será feriado nesta quinta-feira (5) pelo aniversário da cidade e pelo dia da padroeira.

O que abre e fecha no restante do estado?

Exceto em João Pessoa, os demais 222 municípios terão, de acordo com decisões dos gestores locais, o funcionamento normal de orgãos públicos municipais e estaduais e do comercio.

Apenas os bancos estarão fechados nesta quinta já que funcionaram normalmente no dia 1º de abril mesmo com a antecipação do feriado.

Compartilhe: