Brasil

A reunião entre o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), e demais governadores do Nordeste com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que seria realizada nesta terça-feira (12), foi adiada para a próxima semana. A informação foi confirmada pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Welligton Dias (PT), ao Blog de Andréia Sadi, do G1.

Os chefes dos governos estaduais cobram uma data para o início da vacinação contra o coronavírus, de modo que a operação ocorra simultaneamente em todas as unidades da Federação. Segundo Welligton Dias, o chefe de gabinete de Pazuello, Airton Cascavel, pediu o adiamento para a próxima terça-feira (19) “principalmente pela impossibilidade de definir uma data, em razão da necessidade de um posicionamento seguro/definitivo por parte da Anvisa”.

“Eu disse que realmente não faz mais sentido mais uma agenda amanhã se não for para definir uma data para início da vacinação. Pois somente com esta data de início da vacinação no Brasil é possível todo o cronograma do Plano Estratégico Nacional para Imunização”, disse Wellington Dias.

A primeira fase da vacinação será voltada para os grupos de risco e poderá dar cobertura a 42 milhões de brasileiros. Nesta segunda-feira (11), em visita a Manaus, o ministro da Saúde afirmou que a vacinação “vai começar no dia D, na hora H, no Brasil”, mas ainda não há confirmação sobre quando ela deve ocorrer.

“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil. No primeiro dia que a autorização for feita, a partir do terceiro ou quarto dia estará nos estados e municípios para iniciar a vacinação. A prioridade já está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo. Os grupos prioritários já estão distribuídos”, afirmou Pazuello.

Compartilhe: