Esportes

Fortaleza e Botafogo-PB vão decidir a Copa do Nordeste pela primeira vez na história. Um feito e tanto para equipes que vivem boas fases, como o centenário Tricolor do Pici e o Belo, de quase 90 anos de fundação.  E, dentre diversos ingredientes que cercam a finalíssima, nada mais justo que as melhores campanhas do regional se enfrentando nos dois jogos finais. 

Mais do que isso, o confronto final vai colocar frente a frente o dono do melhor ataque - o time cearense - contra a defesa menos vazada do torneio - a da equipe paraibana.  Serão dois duelos que estão prometendo muito bom futebol.

Em 10 partidas disputadas na Copa do Nordeste, o Fortaleza, dono da segunda melhor campanha do regional, balançou as redes adversárias em 17 oportunidades. O time, inclusive, tem um dos artilheiros da competição: o atacante Júnior Santos marcou oito gols, dividindo o topo com Gilberto, do já eliminado Bahia.

Quanto ao setor defensivo, o Fortaleza não fica muito atrás. Afinal, o time sofreu apenas seis gols em toda a competição.

O Leão vem crescendo no regional à medida que as fases vão passando. Até aqui foram cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota. Curiosamente, apenas o Botafogo-PB foi capaz de derrotar o Tricolor nesta edição do Nordestão.

Enquanto isso, a campanha botafoguense é ainda melhor. O time acumulou sete triunfos e três empates nos 10 primeiros jogos. Ou seja, até então, ninguém foi capaz de derrotar os paraibanos na Copa do Nordeste. Triunfos gigantes para cima do próprio Fortaleza, do CSA e mais recentemente contra o Náutico, pela semifinal.

No entanto, nada chama mais atenção que o bom desempenho defensivo do Belo na competição. Ao lado do ABC, que ficou pelo caminho ainda na primeira fase - tendo disputado, portanto, menos jogos -, o Botafogo-PB sofreu apenas cinco tentos até então. Além do mais, nos 10 confrontos, o Alvinegro da Estrela Vermelha saiu de cinco sem ser vazado.

E, se o Fortaleza é bom no ataque e na defesa, o Belo não fica atrás no setor ofensivo. São 15 gols marcados, dois a menos que o Tricolor do Pici. São feitos importantíssimos dos jovens treinadores Rogério Ceni e Evaristo Piza, finalistas pela primeira vez do regional.

Fortaleza e Botafogo-PB começam a decidir a Copa do Nordeste de 2019 nesta quinta-feira (23), às 21h30, quando vai ser a vez de os cearenses receberem os paraibanos na Arena Castelão. A partida de volta acontece na quarta-feira da semana seguinte, dia 29, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, às 20h.


Gepb

Compartilhe: