Paraíba

Dados da Receita Federal atualizados em 28 de setembro deste ano apontam que 21.792 pequenos negócios da Paraíba estão concentrados no segmento de comércio de artigos de vestuário e acessórios, representando 37,11% do total dos estabelecimentos.

Deste total, 11.934 correspondem a micro e pequenas empresas (MPE) e 9.858 são negócios de microempreendedores individuais (MEIs).

Outros segmentos que se destacam em números de pequenos negócios na Paraíba são comércio de mercadorias em geral, com predominância de minimercados, mercearias e armazéns (17.679) e cabeleireiros (16.591).

Com um total de 170.335 pequenos negócios em todo o estado, o Sebrae Paraíba comemora nesta quinta-feira (3) o Dia da Micro e Pequena Empresa. A data comemorativa foi instituída em 5 de outubro de 1999.

Do total de pequenos negócios ativos no Estado, 124.837 são referentes aos MEIs, enquanto 45.498 são de micro e pequenas empresas. Os segmentos com o maior número de pequenos negócios no estado também se repetem nas principais paraibanas.

Em Campina Grande, Guarabira, Monteiro e Patos, a liderança fica a cargo do comércio de vestuário e acessórios, enquanto em João Pessoa os cabeleireiros possuem a dianteira.

De acordo com a gerente de Estratégia do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os pequenos negócios respondem por uma fatia expressiva das riquezas geradas na forma medida pelo PIB (27%), além de serem responsáveis por um significativo estoque de empregos formais.

O empreendedorismo feminino é determinante na escolha do tipo de atividade. As atividades ligadas aos bens e serviços pessoais e bem-estar voltados para as mulheres são responsáveis por uma quantidade relevante no número de formalizações de MEIs.

Além disso, os empreendedores buscam empreender próximos aos seus próprios endereços residenciais, com abertura de negócios relacionados à alimentação e a segmentos de menor risco e com alto giro, a exemplo dos mini-mercados, lanchonetes e bebidas”, explicou.

Na comparação com 2010, o aumento no número de pequenos negócios na Paraíba é considerável. Enquanto em 2010 o estado contava com 46.150 estabelecimentos deste tipo, em 2016 o total passou para 170.335, o que representa um crescimento de 269,08% no período.

Esse aumento tão significativo se deve à migração das atividades que estavam na informalidade e encontraram no MEI o espaço de oportunidade para expandir seu negócio. Com as condições oferecidas pela formalização do microempreendedor individual, o número saltou para o patamar atual, uma vez que os empreendedores passaram a enxergar as oportunidades decorrentes da formalização”, destacou Ivani Costa.

Mutirão Sebrae

Os números mostram a força das micro e pequenas empresas (MPE) para o desenvolvimento econômico e social do país. Diante do cenário, no próximo dia 3 de outubro, o Sebrae realiza uma ação para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa. A ação levará os colaboradores do Sebrae em todo país às ruas para visitar diversos empresários de pequenos negócios.

Na Paraíba, serão mais de 150 equipes que visitarão mais de mil pequenos negócios em todo o estado.

Pontos como as avenidas Edson Ramalho e a Tancredo Neves, em João Pessoa, além da Rodoviária Velha, em Campina Grande, e outros locais espalhados por toda a Paraíba serão visitados. Já está no ar o hotsite www.sebrae.com.br/valorizeopequenonegocio, onde todo o público interessado pode acessar palestras e conteúdos relacionados à inovação e empreendedorismo.

O dono de um pequeno negócio tem a comemorar no que diz respeito a um ambiente que começa a dar sinais para se tornar mais favorável em relação à desburocratização, acesso ao crédito e à inovação”, salientou a gerente de Estratégia do Sebrae Paraíba.

Assessoria

Compartilhe: