Paraíba

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, reuniu os representantes da categoria de despachantes, nesta quinta-feira (dia 7), para discutir e dirimir dúvidas sobre a implantação das placas do padrão Mercosul para o primeiro emplacamento, que terá início nesta segunda-feira (11). A reunião aconteceu na sede da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) e contou com a participação do diretor de Operações, Orlando Soares.

Entre os principais pontos de discussão levantados pelos representantes do Sindicato dos Despachantes Documentalistas da Paraíba (Sinddesp) e do Conselho Regional de Despachantes Documentalistas da Paraíba (CRDD), ficou acertado que a empresa estampadora (Uniplacas) ficará responsável pelo envio das placas para as concessionárias, a fim de evitar que os despachantes precisem dar várias viagens para concluir o processo. Já a placa será entregue no dia seguinte, conforme garantiu a Uniplacas.

Agamenon Vieira pediu a compreensão dos despachantes, no sentido de fazer com que o processo de mudança para o modelo Mercosul seja o menos traumático possível.

“Existem coisas que o Detran não tem a prerrogativa de resolver. Eles decidiram mudar e nós temos que tentar fazer da melhor maneira possível, dentro da legalidade e da segurança jurídica, tentando diminuir as dificuldades para o usuários e todos os demais envolvidos, a exemplo dos despachantes, que são os intermediários desse processo. Vamos trabalhar em conjunto nessa passagem”, enfatizou.

A intenção é evitar os problemas ocorridos em outros Estados, a exemplo da Bahia e Piauí, que até hoje enfrentam dificuldades. “O Serpro revelou que o Detran da Paraíba apresentou a melhor planilha desse processo de mudança”, disse o superintendente.

Ainda participaram da reunião vários assessores do órgão, ligados à Coordenação de Processamento de Dados, Corregedoria, Assessoria Jurídica, Divisão de Registro de Veículos, Chefia de Gabinete, além dos representantes da empresa estampadora (Uniplacas).

Compartilhe: