Paraíba

As 92.960 doses da vacina Coronavac que a Paraíba receberá na tarde desta segunda-feira (18) serão aplicadas em 54.689 paraibanos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as doses enviadas pelo Ministério da Saúde contemplará apenas 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), além de Indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas em instituições (1.212) e pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas (120).

“A vacinação de apenas 34% exige que tenhamos um foco em vacinar aqueles que estão no fronte da doença covid. inicialmente serão vacinados os trabalhadores que atuam nas UTI e enfermarias Covid, que são os que estão mais expostos”, comentou o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros.

O quantitativo enviado nesta segunda-feira é para a primeira etapa e cobre parte da segunda dose destes grupos. Segundo a SES, as 16.418 que faltam para assegurar a segunda dose devem ser enviadas nos próximos dias pelo governo federal. A janela entre uma dose e outra deve ser de 28 dias.

As doses serão encaminhadas para os municípios de acordo com a população destes públicos informados pelo Ministério da Saúde. A primeira dose será distribuída com registro nominal, através do CPF,  e quem tomar essa deve tomar a segunda que já está garantida. A meta dessa campanha será vacinar 90% da população alvo.

Conforme a estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação contra Covid-19, divulgada no Plano Estadual de Vacinação no último dia 14 de janeiro, este públicos alvos contam com 111.453 trabalhadores da saúde, 92.351 pessoas com de 80 anos ou mais, 1.212 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e 9.809 indígenas. A meta mínima do governo do estado é vacinar 95% dos grupos prioritários durante todo o ano de 2021, o que corresponde a um total de 1.202.872 paraibanos.

Vacinação

A estrutura de saúde pública da Paraíba possui mil salas de vacinação, 12 centrais regionais de rede de frio e 11 veículos refrigerados para a distribuição das vacinas nas 12 regionais de saúde do estado.

Em João Pessoa, a vacinação contra a Covid-19 acontecerá em ginásios, em casa e no formato drive-thru, conforme explicou o secretário de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha. A estratégia municipal de imunização será baseada no plano do governo federal.

Fonte: Jornal da Paraíba

Compartilhe: