Patos

Mal-estar, dores na cabeça, febre alta, vômito, rigidez de nuca, convulsões e sufocações são alguns sintomas que deixam o alerta para uma doença que tem preocupado muitas famílias: a Meningite.  

Em 2019, 10 casos da doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Os números são do último levantamento do órgão feito no início de março. Casos suspeitos ou em investigação, se confirmados, vão aparecer em outro relatório.

Em 2017 foram 50 casos, em diferentes municípios, e em 2018 houve uma redução de cerca de 15%, com 38 confirmações, sendo um dos casos em Malta.

Em Patos, Sertão do Estado, um caso suspeito de meningite acendeu o alerta semana passada de uma jovem de 14 anos, da cidade de Cajazeiras, internada no Hospital Infantil Noaldo Leite. A suspeita foi descarta.

O caso mais recente e de muita repercussão é o de uma criança de 5 anos. O menino estava internado no Hospital São Francisco e foi transferido na manhã deste domingo (24) para o Hospital Universitário (HU), em João Pessoa. De acordo com a médica Dra. Ana Carolina, apoiadora institucional da Secretaria de Saúde de Patos, ao que tudo indica trata-se de uma meningite viral. 

Os exames e a clínica do paciente  são compatíveis com meningite viral, que não faz necessário quimioprofilaxia ou tratamento para contactantes", disse.

 

Segundo informações, o paciente está na enfermaria e com o quadro clínico estável. Além disso, não precisou ir para a UTI e nem houve necessidade de isolamento, pois não existe mais risco de transmissão da doença. 

A escola que a criança estuda informou que haverá aula normal nesta segunda-feira (25), já que a equipe médica que está acompanhando a criança em João Pessoa, junto à Secretaria de Saúde de Patos, tranquilizou sobre não ter necessidade de nenhum tratamento para as pessoas que tiveram contato com o garato, pois os exames são compatíveis com a meningite viral.

Municípios com meningite

De acordo com o boletim de Meningites na Paraíba, da Secretaria de Saúde do Estado, divulgado no dia 07 de março, dos 223 municípios da Paraíba, 79 registraram casos de meningite nos últimos 5 anos o que corresponde a 35,4%.

Ainda de acordo com o boletim, "outros sinais e sintomas" podem levar ao diagnóstico de meningite: agitação, sonolência, náusea, cianose, diarreia, dor abdominal, edema de face, irritabilidade, perda de audição, amnésia, rebaixamento do nível de consciência, presença de vesículas e tosse.

A doença

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou até mesmo processos não infecciosos. No Brasil, a doença é endêmica, com ocorrência esporádica de surtos.

O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no Brasil. O diagnóstico e o tratamento tardios podem impactar diretamente na taxa de letalidade. Se vacinadas, a imunização pode garantir a proteção durante um longo período às pessoas, fazendo com que haja uma diminuição de incidência de endemias.

Compartilhe: