Patos

A Secretária de Educação do município de Patos, Socorro Chaves, esteve reunida, nesta terça-feira, dia 08 de Outubro, com o setor pedagógico da Secretaria e com um representante do Poder Legislativo, Capitão Hugo, para discutir o decreto do Governo Federal n° 10.004/2019 que institui o Programa Escola Cívico Militar tendo como finalidade promover a melhoria da educação básica no ensino fundamental e no ensino médio.

O Programa tem o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas.

As escolas cívico-militares têm a administração compartilhada entre militares e civis, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) pretende implementar o Programa em 216 escolas, sendo 54 por ano até chegar 2023. Nos estados em que não houver interesse pelo programa, municípios voluntários poderão pedir participação enviando ofício ao MEC.

A Região Nordeste, apenas o Ceará aderiu ao Programa, restando vagas para a adesão dos municípios que, para terem a implementação deverão atender de 500 a mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio.

A Secretária de Educação, Socorro Chaves, confirmou que o município de Patos irá concorrer ao Programa, porém, para isso, é necessário fazer uma consulta pública com a comunidade escolar. A consulta é de caráter informativo e irá ocorrer na próxima quinta-feira dia 10 de outubro, às 16h, na lateral da Igreja de São Pedro, no bairro Jatobá.


“Vai trazer inúmeros benefícios para o nosso município. Porque nós temos nossas escolas que são localizadas em bairros, os diretores já querem aderir. Então, só tem a acrescentar e a Secretaria de Educação atendendo ao senhor prefeito e ao legislativo está apoiando e tentando aderir e esperando que Patos seja contemplada”, explicou Socorro Chaves que destacou que o projeto de Patos tenta contemplar o CIEP III que localiza-se no Jatobá.

O vereador Capitão Hugo manifestou, positivamente, a participação do município de Patos no Programa.

“Muito importante esse projeto implantado pelo Governo Federal que veio contemplar todo o país. De início, contemplava os estados, mas o governo abriu para os municípios. Então, nós requeremos ao prefeito, através de oficio, que o município de Patos aderisse ao projeto”, afirmou.

O município que aderir ao programa terá o investimento de R$ 1 milhão de reais para pagamento de pessoal e melhoria na infraestrutura, compra de material escolar, reformas entre outras intervenções.

 

Atuação do militar

Na Escola Cívico Militar os militares da reserva serão contratados por meio de processo seletivo, com duração mínima de dois anos, prorrogável por até dez anos. Eles atuarão como monitores para auxiliar na gestão educacional e administrativa. Os professores civis continuarão sendo responsáveis pela gestão da organização didático-pedagógica, assim como da financeira.

 

Fonte: Coordecom

Compartilhe: