Patos

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS e, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na sexta-feira, 29, a Paraíba reduziu 21,5% dos novos casos de Aids no Estado.

Veja como estão os números em Patos e região:

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) detectou 24 novos casos de soropositivo em Patos e região em 2019. A metade desses casos são só da cidade de Patos. Foram 9 novos casos em 2018 e 12 novos casos em 2019.

No ano de 2019 o CTA realizou em média 720 testes de HIV no próprio CTA. Também foram realizados uma média de 500 testes fora do CTA em eventos onde a equipe se faz presente, como Saúde na Praça, visita a lugares de riscos, entre outros.

Fora os da equipe do CTA também são realizados exames nas unidades de saúde, ou seja, a pessoa pode fazer o teste onde achar mais conveniente.

Em toda a região de Patos são cerca de 350 casos de soropositivos atendidos pelo CTA, que dispõe de infectologista, faz a entrega mensal da medicação e realiza exames a cada seis meses para acompanhar a carga viral. O paciente que se cuida fica com a carga viral indetectável, tendo uma vida normal.

Por FolhaPatoense

Compartilhe: