Patos

Os usuários do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), fornecido pelo município de Patos, terão que fazer o Cadastro Social na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, segundo informou o secretário de saúde do município, Segundo Brito. De acordo com ele, o objetivo é fazer com que apenas pessoas em situação de incapacidade financeira de custear as viagens tenham acesso ao serviço.

Nós não temos recursos para encaminhar uma paciente para fazer um tratamento fora de domicílio onde o esposo ganha R$ 4 mil e a paciente ganha R$ 3 mil. Então, entende-se que essas pessoas tem condições de pagar uma passagem para fazer esse tratamento fora de domicílio. Então, precisamos fazer um cadastro social. O tratamento fora de domicílio está sendo aperfeiçoado para que a gente otimize os recursos existentes, automaticamente, prestando um serviço de saúde com mais qualidade e eficiência para as pessoas que não tem condições nenhuma e sobrevivem, as vezes, só com o Bolsa Família", afirmou.

Para quem necessitar realizar alguma viagem, a central de regulação de consultas informará aos usuários do TFD sobre a necessidade da realização do cadastro para ter acesso ao serviço posteriormente.

A central de marcação de consultas marca a consulta e pede para que essas pessoas façam o cadastro na ação social. A partir daí, haverá uma avaliação por um assistente social e de toda uma equipe", acrescentou o secretário.

Segundo a secretaria de saúde, não houve nenhuma interrupção na prestação do serviço já que os cadastros são feitos automaticamente. A secretaria informou, também, que a Prefeitura de Patos se responsabiliza apenas pelas viagens realizadas dentro do estado da Paraíba. Viagens para TFD interestadual é de responsabilidade do governo do estado, conforme orientou o secretário, Segundo Brito.

Compartilhe: