Patos

Cinco escola particulares de Patos conseguiram autorização para retorno às aulas no sistema híbrido. As instituições alegam que estão há meses em atividades presenciais e isso tem causado uma série de prejuízos. De acordo com o advogado André Luiz, que representa as instituições, esse é um momento de comemoração para essas escolas, mas, também, de muita responsabilidade. Ele explicou como foi feito todo o trâmite na Justiça.

Nós ingressamos com uma ação judicial com pedido liminar. Essas ações tiveram suas liminares reconhecidas em decorrência, não só da fundamentação jurídica, mas também de toda explanação científica médica que foi apresentada ao judiciário. É uma responsabilidade tremenda das escolas nesse momento. É um comprometimento com a sociedade de assumir o risco de reabertura dessas instituições, mas seguindo todos os protocolos sanitários necessários para a segurança dos alunos", avaliou.

O advogado ressaltou, ainda, que os prejuízos vão além do âmbito educacional, mas, também, no que concerne a manutenção da própria estrutura física e de empregos dessas instituições de ensino.

No ensino remoto, 70% dos pais retiraram os alunos das instituições. E os que ficaram, 50% estão inadimplentes. Então, não é somente a defasagem na educação. É a questão do emprego de diversas famílias. Se não tivesse essa decisão favorável, se não ocorresse a reabbertura das escolas, infelizmente, as instituições particulares de Patos teriam que fechar suas portas e, consequentemente, nós teríamos um caos de desemprego", afirmou.

O modelo de ensino híbrido permite a implementação de aulas em dois modos: online, onde o aluno pode participar das aulas de forma online, de sua própria casa se utilizando das ferramentas potencializadas pelo ambiente virtual; e o presencial, em sala de aula, interagindo pessoalmente com os professores e demais colegas de classe.

Confira a reportagem da TV Sol e veja mais detalhes.

 

Compartilhe: