Patos

A imunização dos profissionais da força de segurança contra a covid-19, na Paraíba, será iniciada a partir desta quinta-feira (8), segundo o secretário de Segurança Pública, Jean Nunes. A vacina será aplicada nos agentes com menos de 60 anos pela própria Secretaria de Estado da Saúde em quatro cidades polos: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

Pelo menos 796 doses já foram recebidas para imunização desse público, no entanto, essa quantidade só representa 6% do efetivo.

Outo detalhe é que os profissionais que tem 60 anos ou mais não poderão se vacinar como profissionais da segurança. Eles deverão aguardar a vacinação por idade da cidade em que reside, tendo em vista que já fazem parte deste grupo prioritário.

Algumas cidades, como João Pessoa, já estão vacinando os idosos com mais de 60 anos. No entanto, para os profissionais das cidades que ainda não atingiram essa faixa-etária, será preciso esperar a chegada da vacinação na sua idade.

Quem pode

Fazem parte do grupo de profissionais contemplados com a vacinação os profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, são as prioridades dentro dos agentes de Segurança, Salvamento e Forças Armadas:

  • Trabalhadores do atendimento e transporte de pacientes;
  • Trabalhadores que estão no resgate e atendimento pré-hospitalar;
  • Profissionais de segurança diretamente envolvidos na vacinação;
  • Trabalhadores das ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com público, independentemente das categorias.

Segundo o secretário Jean Nunes, foi criada uma comissão formada com representantes das forças de segurança para estabelecer critérios sobre quais profissionais serão priorizados, em decorrência do número limitado de vacinas. A equipe também vai definir o cronograma e os locais para a imunização.

 

Por jornaldaparaiba

Compartilhe: