Patos

A primeira fase da campanha de vacinação contra a influenza coemça nesta terça-feira (13) e segue até dia 7 de maio, nas unidades de saúde do DGA 3. Nesta fase, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde.

Já idosos a partir dos 60 anos e os professores serão vacinados somente na segunda fase da campanha, entre os dias 11 de maio a 8 de junho.

Segundo ainda explicou que, é importante priorizar a administração da vacina contra o novo coronavírus para pessoas inseridas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a covid. Neste caso, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes.

Por último, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medida socioeducativa, serão imunizados na terceira e última fase da vacinação. Esta, compreende o maior público e vai de 9 de junho a 9 de julho. Essas duas etapas serão administradas por cada DGA.

O secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, a elaboração deste calendário visa, principalmente, organizar para que as duas vacinas não ocorram de uma só vez nas mesmas unidades de saúde. 

A zona rural será imunizada juntamente com o DGA 2.

Compartilhe: