Patos

O Hospital do Bem promove, nesta sexta-feira (19), o Dia D do Novembro Azul. A ação, direcionada para o público masculino, marca as comemorações do Novembro Azul no Complexo Hospitalar Deputado Jandhuy Carneiro de Patos . A ação, que acontece durante todo o dia, vai incluir a realização de consultas especializadas com o Urologista, Dr. Marcílio Moreira Pereira. 

Pela manhã, acontecerão as consultas e, à tarde, serão realizadas as biopsias. Os pacientes que serão atendidos moram em municípios da 6ª Região de Saúde e todos foram encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Não haverá atendimento para quem não estiver na lista encaminhada pelos municípios a Central.

O diretor geral do Complexo Francisco Guedes, explica que a ação tem como objetivo contribuir com a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e promover a realização de consultas especializadas.

A detecção precoce do câncer de próstata, por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico(PSA) ou pelo exame de toque, além de promover a saúde é um cuidado importante para identificar precocemente outras doenças que atingem predominantemente o público masculino e como nós do Hospital do Bem acolhemos pacientes oncológicos com problemas na próstata, nada mais natural do que nos engajarmos na Campanha Novembro Azul com essa ação”, afirmou Francisco.

Sobre Câncer de Próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer- Inca, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas). Ainda segundo o Inca, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil e um em cada oito podem morrer por causa da doença.

Assessoria

Compartilhe: