Período de alegria, o Carnaval também é uma época em que a doação de leite humano não pode parar. O alimento é essencial para a recuperação de recém-nascidos internados na Maternidade Doutor Peregrino Filho.
Contribuir com esta causa é bastante simples. Toda mulher que estiver amamentando seu bebê e que decida ser voluntária pode fazer doações do excedente de sua produção ao Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle. Para isto, basta ligar para o (83) 3415.7600 que a equipe faz a coleta do leite na casa da doadora, além de orientar todo o processo de ordenha do leite. A única condição é que a mãe esteja totalmente saudável, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
O BLH de Patos, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, envia o leite para alimentar os bebês prematuros extremos, graves e muito doentes, que necessitam do leite humano para sua sobrevivência na UTI Neo, no alojamento Canguru e na UCIN.
Nós estamos com o estoque crítico de leite. Em média, o consumo de leite pasteurizado via Banco da unidade é 60 litros por mês e estamos abaixo disso. A nossa demanda é em torno de 4 litros de leite por dia”, reforça a coordenadora do BLH, Faldrecya Borges.
De acordo com coordenadora do Banco de Leite, Faldrecya Borges, a baixa nas doações é registrada nesse e em outros períodos do ano.
Natal, carnaval e São João sempre são épocas difíceis de coleta."
Nesta terça-feira (01), a Maternidade Peregrino Filho registra ocupação de 90% com 18 bebês internados nas unidades neonatais. Faldrecya desta a quantidade preocupante de doadoras de leite materno. A unidade conta atualmente com apenas oito mães que doam o leite excedente.
Nossa média de doadoras sempre é em torno de 20 doadoras. A saída está muita alta de leite para a entrada".
Portal TV Sol