Patos

Nesta terça-feira (17) é lembrado o dia mundial da hipertensão ou pressão alta, uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem da doença. A dificuldade e o esforço provocados pela passagem sanguínea nos vasos podem provocar lesões nas artérias em todo organismo. As complicações da hipertensão arterial aparecem dependendo da extensão da lesão, da capacidade de recuperação do vaso e da região que ele irriga no organismo.

De acordo com a médica endocrinologista e metabologista, Dra. Felícia Crispim, a hipertensão é uma das doenças de maior incidência no Brasil e é diagnosticada quando a pressão se mantém acima de 140 por 90mmHg.

Enquanto grande parte dos casos são hereditários, outros são devido ao estilo de vida, como: tabagismo, bebidas alcóolicas, obesidade, estresse, consumo de sal excessivo, colesterol alto e falta de exercício físico", explicou.

Portal TV Sol - Patos - Golpistas_usam_novo

Quem sofre com esse mal precisa ficar atento e fazer sempre o acompanhamento junto ao tratamento, como ressalta a médica.

Fazer a aferição da pressão com frequência, além do acompanhamento médico são estratégias essenciais para evitar ou controlar a hipertensão", destacou.

Dra. Felícia Crispim é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Câmara Técnica Endocrinologia CRM/PB. Ela atende em seu consultório médico localizado na Rua Bossuet Wanderley, 866, no centro de Patos, PB. O telefone para contato é o (83) 3421-7233.

 

Por Portal TV Sol

Compartilhe: