Política

Deputados estaduais do Sertão discutiram sobre a instalação de um Hospital de Campanha em Patos para tratar os pacientes sertanejos portadores do novo coronavírus, a proposta foi apresentada ao secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, através de uma videoconferência realizada na tarde dessa terça-feira 07.

Segundo os parlamentares, o sertão paraibano tem quase um milhão de habitantes e poucos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, Dr. Érico, justificou a importância da Sessão Remota e pontuou as cobranças feitas por ele, disse também que a região tem profissionais capacitados, mas falta estrutura.

Nabor Wanderley demonstrou preocupação com o hospital de referência da região. De acordo com ele, o Complexo Hospitalar Regional de Patos tem apenas seis leitos de UTI e doze aparelhos respiradores.

Já o deputado Taciano Diniz, natural do Vale do Piancó, sugeriu que a unidade de campanha fosse em Patos com uma média de 80 a 120 leitos, o político é médico e alegou que não tem ambulâncias, do tipo UTI móvel, suficientes para transferir os pacientes da região até a capital João Pessoa. O Vale do Piancó tem 150 mil habitantes.

O secretário de saúde do estado tentou acalmar os deputados afirmando que a Paraíba tem 590 respiradores e que outros estão sendo adquiridos através de empresários, de acordo com ele, existem “80 respiradores” nos hospitais espalhados pelo Sertão.

Dr. Geraldo ainda minimizou os danos causados pela Covid-19 dizendo que “Apenas 5% dos portadores de coronavírus precisam de cuidados em uma UTI”, falou ainda que 17 ambulâncias estariam disponíveis na região sertaneja e outras três serão locadas, para o secretário, “não há justificativa técnica para (ter) um hospital de campanha no Sertão”.

A sessão foi presidida pela deputada Pollyanna Dutra e também contou com a participação dos parlamentares: Estela Bezerra, Jutay Meneses, Moarcir Rodrigues, Camila Toscano e o presidente da Casa, Adriano Galdino. Além de técnicos da Secretaria estadual de Saúde.

Assista matéria na íntegra:

 

Por Portaltvsol.com

Compartilhe: