Aos 26 anos, o engenheiro Arthur Hendricks Mendes de Oliveira, natural de Patos, no Sertão da Paraíba, alcança mais uma conquista notável em sua carreira. Ele foi aprovado no doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas instituições de ensino e pesquisa do país, com início previsto para fevereiro de 2025.
Arthur, que se mudou com a família para João Pessoa desde o primeiro ano de vida, carrega suas raízes em Patos, onde sempre retorna no período do tradicional São João e em outras ocasiões para visitar familiares. Filho do professor de matemática Pedro Júnior e de Ana Paula, e genro do vice-prefeito de Patos, professor Jacob Souto, Arthur desde cedo foi incentivado a seguir na área de exatas.
Com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), concluída em 2022, Arthur continuou sua trajetória acadêmica ao concluir o mestrado em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2024. Logo após a graduação, ele iniciou sua carreira na Ford como engenheiro de sistemas, trabalhando remotamente para a sede da empresa em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Durante sua experiência profissional, Arthur participou de projetos importantes, como o lançamento de modelos de veículos, incluindo o Ford Expedition, o Mustang Mach-E, e o Lincoln Navigator.
Foi um período muito enriquecedor. Passei dois meses na sede da Ford, em Dearborn, e tive a oportunidade de me aprofundar ainda mais na área de Engenharia de Sistemas”, conta Arthur.
Nesse período, ele se vinculou à comunidade internacional de Engenharia de Sistemas, a INCOSE (International Council on Systems Engineering), onde conheceu profissionais de empresas como a Embraer, a Marinha do Brasil e o próprio ITA. Foi esse contato que despertou nele o interesse em aprofundar suas pesquisas na área.
O processo seletivo para o doutorado no ITA é rigoroso, incluindo análise curricular, prova de matemática com 16 questões em inglês, uma prova de inglês, além da avaliação de um plano de pesquisa. Para se preparar, Arthur contou com o apoio de seu pai, que sempre sonhou em ver o filho ingressar na instituição.
Eu e meu pai estudamos juntos, de forma remota, resolvendo provas antigas de matemática do vestibular do ITA. Isso foi fundamental para minha aprovação”, destaca.
Curiosamente, o sonho do pai de ver Arthur no ITA remonta à adolescência do engenheiro, quando ele tentou, por dois anos, ingressar na graduação da instituição, sem sucesso. No entanto, a persistência sempre foi um ponto forte em sua trajetória.
Eu nunca fui o melhor aluno, era mediano no geral, mas bom em matemática e física. Sempre tive muita persistência e determinação. Fui me colocando em lugares certos e, com esforço, conquistei meus objetivos”, afirma Arthur.
Arthur, que atualmente reside em Aracaju, Sergipe, com sua noiva, Samilly Souto, que faz residência médica no Hospital Universitário, vê o doutorado no ITA como mais um passo em sua carreira promissora. Ele continuará trabalhando na Ford, agora conciliando as atividades acadêmicas e profissionais, e espera contribuir ainda mais para o campo da Engenharia de Sistemas.
O ITA sempre foi o sonho do meu pai, e agora também é o meu. Estou ansioso para o início dessa nova etapa e para ver até onde essa jornada pode me levar”, conclui Arthur, com entusiasmo sobre o futuro.
Portal TV Sol