Brasil

Portaria publicada no Diário Oficial confirma uso do Enem 2025 e estabelece exigência de nível superior

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar, com ingresso previsto para o ano de 2026, utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) como fase intelectual do concurso público. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) por meio de portaria publicada no Diário Oficial.

Com a mudança, os candidatos interessados em disputar uma vaga deverão obrigatoriamente se inscrever no Enem 2025 e, posteriormente, realizar nova inscrição no concurso da PM, quando for publicado o edital específico da corporação. O edital trará os detalhes sobre o número de vagas, critérios e prazos.

O certame será composto por duas fases: a primeira, de caráter intelectual, será realizada com base na nota do Enem. Já a segunda fase incluirá exames complementares, como avaliações psicológicas, exames de saúde e teste de aptidão física.

A portaria também estabelece que o concurso exigirá nível superior de escolaridade para os candidatos. Os aprovados ingressam diretamente no Curso de Formação de Oficiais, com três anos letivos em regime integral e dedicação exclusiva, totalizando mais de 3 mil horas/aula. A formação contempla capacitação para comando, coordenação de ações de segurança pública e gestão de recursos humanos e logísticos dentro da corporação.

Durante o curso, os candidatos já recebem remuneração.

Portal T5 

Compartilhe: