O Ministério da Educação anunciou, nessa quarta-feira (23), a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A iniciativa que avalia o desempenho de estudantes de Medicina servirá para unificar a formação médica no Brasil. Além disso, os resultados poderão ser utilizados para acessar programas de residência médica.
O certame, que será anual, com início a partir deste ano, será conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O MEC detalhou que o Enamed unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde [SUS] e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho", traça a pasta do Governo Federal.
Objetivos do novo exame
Avaliação da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais;
Apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil;
Aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e a prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica de acesso direto;
Fortalecimento do SUS: garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no sistema;
Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.
Fonte: Ministério da Educação