Brasil

Anúncio foi feito em Patos, no Sertão da Paraíba, pelo diretor-executivo da Conab, Lenildo Morais. Medida busca minimizar os impactos da estiagem prolongada e facilitar o acesso dos agricultores familiares ao insumo.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou uma importante medida para o campo: o preço do milho dos estoques públicos destinados à alimentação animal vendidos pela Companhia,, por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB), caiu de R$ 88,20 para R$ 80,40 na Paraíba. A redução foi confirmada neste final de semana, em uma reunião realizada em Patos, Sertão do estado, com a presença do diretor-executivo da Conab, Lenildo Morais, e de lideranças rurais e territoriais da região.

 

A medida no preço da saca de 50 kg visa minimizar os efeitos da seca, que já afeta diversas comunidades rurais, e garantir mais acessibilidade aos agricultores familiares que dependem do milho como base para alimentação animal e produção agrícola.

Estamos aqui para anunciar essa redução no preço do milho, que é fruto de um esforço da Conab e do Governo do presidente Lula, para atender às necessidades urgentes dos nossos agricultores e agricultoras diante desse cenário de estiagem”, afirmou Lenildo Morais, durante o encontro.

Sabemos que a seca vai se agravar, e precisamos agir antes que os impactos se tornem ainda mais severos.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, João Monteiro, o secretário adjunto da Prefeitura de Patos (PB), Ferré Maxixe, e a representante do Território do Médio Sertão, Geane Venâncio. Juntos, eles destacaram não apenas a redução do preço, mas também outras ações articuladas com a Conab, como o avanço no cadastro de produtores rurais, com menos burocracia e mais agilidade.

Essa reunião é extremamente importante. A gente vinha aflito com o preço do milho, que preocupava os agricultores. Agora conseguimos, com a força de Lenildo, reduzir esse valor. Mas queremos mais. Vamos continuar lutando por melhorias na agricultura familiar”, destacou Geane Venâncio.

Foi um encontro muito produtivo. Conseguimos também garantir que os agricultores tenham mais respeito no momento do cadastro. A Conab está agilizando esse processo, com menos exigências, e isso é uma vitória importante para quem vive no campo”, afirmou Ferré Maxixe.

Durante a reunião, também foi discutida a importância da liberação dos projetos do PAA Nacional (Programa de Aquisição de Alimentos), inclusive com destaque para cinco projetos aprovados em Patos, que aguardam liberação de recursos. João Monteiro reforçou a urgência:

A liberação desses projetos do PAA é fundamental. Os agricultores precisam vender suas mercadorias, garantir renda e atravessar esse momento difícil. Que o governo continue olhando com carinho para o homem do campo, que é quem sustenta as cidades.”

Ao final do encontro, Lenildo Morais reforçou o compromisso da Conab com os territórios rurais de todo o país.

É hora de trabalho e compromisso. Seguiremos lado a lado dos Conselhos, das lideranças e das famílias agricultoras para avançar cada vez mais. Essa é a missão da Conab e do nosso mandato”, concluiu.

A expectativa é que a nova política de preços já traga alívio imediato para os produtores rurais e fortaleça as ações de combate aos impactos da seca no sertão paraibano.

Portal TV Sol

Compartilhe: