
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quinta-feira, 13, o gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos já podem acessá-los pelo site do instituto.

Essa é a primeira vez que o Inep separa em duas datas a disponibilização das respostas corretas do exame. Até o ano de 2024, os gabaritos das provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) eram publicados juntos após o segundo dia do Enem.
Acertos não determina nota final
Apesar de o candidato saber a quantidade de questões que acertou no Enem, ele não consegue ter acesso à sua nota final, que deve ser divulgada janeiro de 2026.

Isso acontece por causa da TRI (Teoria de Resposta ao Item), o método de correção utilizado no Enem que prioriza a coerência do desempenho dos candidatos. Caso alguém tenha acertado as questões muito difíceis, mas errado as fáceis, o sistema entende como algo “incoerente”, considera um possível “chute” e atribui menos pontos à pessoa.
Portanto, os candidatos que acertarem exatamente o mesmo número de questões podem tirar notas diferentes.

Redação do Enem
O tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Neste ano, o exame registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos para a prova: 17.192.
Os estados com mais idosos foram Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).

Exame