
A prova do Enade 2025 será aplicada neste domingo (23) em todo o país, com participação obrigatória para estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. O exame, promovido pelo Governo Federal por meio do Inep, é requisito indispensável para a conclusão do curso de graduação e avalia o desempenho dos estudantes como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Os inscritos devem preencher o questionário do estudante até este sábado (22), condição necessária tanto para validar a participação quanto para liberar o acesso ao local de prova no Sistema Enade, disponível pelo Portal Gov.br. O documento reúne informações que permitem caracterizar o perfil dos participantes e contribuir para a análise dos resultados e das condições de ensino nas instituições.
A edição deste ano contempla cursos de bacharelado como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais. No caso dos cursos superiores de tecnologia, o Enade abrange áreas como design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os locais de aplicação já estão liberados no sistema, e o exame seguirá o horário de Brasília, com duração de quatro horas. Os portões abrem às 12h, fecham às 13h, e a prova começa às 13h30, com encerramento às 17h30. A presença é validada apenas mediante preenchimento do questionário, assinatura da lista de presença e inexistência de registro de eliminação.
A prova é composta por formação geral, com 15 questões de múltipla escolha baseadas em princípios dos direitos humanos, e por um componente específico, com 30 questões objetivas e uma discursiva. Esta última avalia clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas.

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 5 de dezembro no portal do Inep. Já o boletim de desempenho individual estará disponível aos estudantes em 18 de setembro de 2026, também no Sistema Enade.
Portal T5