Entretenimento

Lançamento do livro aconteceu durante telejornal da TV Sol. (Foto: José Filho/TV Sol)

O historiador Damião Lucena participou, ao vivo, do Sol News desta quarta-feira (16), na TV Sol, e revelou detalhes sobre a segunda edição do livro de sua autoria, Patos de todos os tempos, recém lançado. Umas das novidades é que o novo projeto reúne em um box as duas edições dos livros. A primeira recebeu atualizações, enquanto que a segunda edição traz novas informações, detalhes da história de Patos e novidades.

Em 1064 páginas, Lucena revela uma Patos primitiva, de pessoas simples e sossêgo imperativo à uma cidade metropolitana, responsável por fornecer sustento e estrutura à uma cadeia de outras cidades, não apenas na Paraíba, mas, também, nos estados vizinhos, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Resgatar a história de minha terra, eternizando a sua memória e propiciando as futuras gerações a oportunidade de sequenciar o registro da tragetória, satisfaz meu ego, que não significa individualismo já que se destina ao coletivo (sic.)", escreveu Damião Lucena na 'orelha' do livro.

O livro traz diversos registros históricos como o sangrento combate entre os índios que habitavam a região e brancos até a conquista da região conhecida como Espinharas. A ocorrência de um eclipse solar total em 1940 que deixou Patos em posição estratégica de observação atraiu para a cidade astrônomos norte-americanos.

A passagem do povo cigano, registros de figuras políticas ilustres como Zé Gayoso, Nadir, Dr. Edivaldo, Paulo Porto e outros tantos, até a formação religiosa no munícipio com a concretização da construção da igreja dedicada à Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade, a chegada dos primeiros pastores evangélicos e a formação dos primeiros terreiros de religiões de matrizes africanas, também são registros importantes documentados no livro.

Abordagens também foram feitas sobre o setor economico com o ciclo do algodão, passando pela educação, a fase inicial do setor dos transportes com a construção da ferrovia, saúde e comunicação. A TV Sol também figura as páginas da obra com sua rica história conta em duas páginas: 628-29.

Já remetendo a atualidade, Damião Lucena perpassa por momentos como a pandemia da Covid-19 e suas consequencias para o município, as vidas perdidas, a prevenção, a chegada das vacinas e o combate ao novo vírus.

Assista a reportagem completa no vídeo abaixo:

 

Por Portal TV Sol

Compartilhe: