O Dia das Crianças completa 101 anos no Brasil em 2025. A data, criada oficialmente em novembro de 1924 por meio de decreto assinado pelo então presidente Arthur Bernardes como “Festa da Criança”, surgiu de um projeto aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
Documentos do Arquivo do Senado mostram que a iniciativa teve origem no 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância e no 3º Congresso Americano da Infância, realizados no Rio de Janeiro em 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência do país.
Ao contrário do que se vê atualmente, o Dia das Crianças não nasceu com fins comerciais. Segundo informações da Agência Senado, a data foi criada para chamar a atenção da sociedade e do poder público, tendo como objetivo promover a educação, a saúde e o bem-estar das crianças, numa época em que a infância era marcada pela ausência de direitos.
A escolha do Dia das Crianças em 12 de outubro coincidiu com a data do Descobrimento da América, numa tentativa de associar a imagem da nova geração à chegada de Cristóvão Colombo ao “novo mundo” e incentivar que os países americanos participantes do congresso realizado no Rio adotassem a mesma data.
O objetivo, porém, não se concretizou. Atualmente, cada país define o Dia da Criança de forma independente. No Paraguai, por exemplo, a data é 16 de agosto, feriado nacional que lembra um dos episódios mais violentos da Guerra do Paraguai, quando tropas brasileiras exterminaram um batalhão formado por centenas de crianças guaranis em 1869.
Antes de 1924 o Dia da Criança era comemorado informalmente no Brasil em 2 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra o Dia dos Anjos da Guarda.
Ainda conforme a Agência Senado, nos primeiros anos, as celebrações do Dia da Criança incluíam concursos de robustez infantil, visitas ao jardim zoológico, filmes gratuitos nos cinemas, desfiles de escoteiros, jogos de futebol, missas especiais, doação de roupas e brinquedos às crianças pobres e até mesmo ações de valorização do trabalho infantil.
O professor Moysés Kuhlmann Júnior explica que, ainda na década de 1930, empresas como Nestlé e Toddy aproveitaram o Dia das Crianças para divulgar suas marcas, distribuindo leite condensado e achocolatado em escolas e orfanatos. Ainda de acordo com ele, foi apenas na década de 1960 que a data começou a ser associada de forma predominante aos presentes, consolidando o caráter comercial que persiste até os dias de hoje.
O caráter comercial do Dia das Crianças ganhou força também por uma coincidência religiosa. Em 12 de outubro também é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, feriado nacional desde 1980. A sobreposição das celebrações contribuiu para aumentar a visibilidade da data e na sua consolidação no calendário brasileiro.
Portal T5